Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Chevrolet S10 High Country, uma picape que chega aos 30 anos em constante evolução

 

No ano em que a Chevrolet comemora 30 anos de S10 no Brasil, avaliamos a versão High Country, a top da família, que conta com motor turbodiesel Duramax 2.8 de 207 cavalos e novo câmbio automático de oito marchas, que sucede o AT6 que reinou por mais de uma década. Junto ao visual renovado e que é um dos mais atraentes entre as concorrentes, a motorização é sim o grande destaque da S10 repaginada no ano passado.

Desde a primeira lançada em 1995 com motor a gasolina 2.2 de 106 cavalos de potência até esta, a evolução do modelo foi constante. Com mais de 30 avanços de hardware e software, o motorzão turbodiesel apresenta desempenho bastante satisfatório: vai de zero aos 100 km/h em 9,4s, algo que merece destaque em se tratando de uma picape deste porte. Longe de ser beberrona, faz 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade com diesel, segundo números do Inmetro. Durante a avaliação, os números foram bem parecidos após quase 300 km percorridos, boa parte em estradas.


Se o câmbio AT6 sempre foi elogiado, a nova transmissão de oito marchas garante uma condução ainda melhor. Durante a avaliação, em diferentes situações percebe-se o melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Basta pisar que as acelerações se desenvolvem de forma linear, não deixando a desejar. As retomadas são fortes e as trocas de marchas bastante suaves, quase imperceptíveis.


Até mesmo em estradas de terra ou com muitas imperfeições no asfalto, o conforto interno se manteve, sem sobressaltos ou mesmo aqueles solavancos tão comuns nas picapes até bem pouco tempo atrás.

No visual, mudanças profundas que atraem olhares por onde passa. A High Country, top de linha da família, que sai por algo em torno dos R$ 300 mil, pode ser apontada como o suprassumo entre as picapes médias-grandes. Na dianteira, faróis mais finos instalados em posição mais alta, que lembram a Colorado dos EUA, e uma grade bem destacada.


Na traseira, a tampa recebeu um ressalto para estampar o nome Chevrolet, que tenta sair do lugar comum que acompanha quase todas as picapes. Conta com nova assinatura noturna em LEDs. A versão tem ainda o santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

Por dentro, destaque-se o nível de conforto, que faz jus a um carro de alto padrão, apesar de ser uma picape que tem outras finalidades, além do transporte de passageiros.


Mas cabe destacar aqui que até mesmo quem vai no banco traseiro, tirando o fato de não contar com saídas de ar-condicionado ali, vai muito bem. Há bom espaço para as pernas e a inclinação do banco, apesar de ser uma picape, não é desconfortável.

Salientamos também que a nova S10 é uma picape com baixo nível de ruído e de vibração, o que faz uma diferença enorme. Mérito das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo. Contribui igualmente para isso o motor turbodiesel mais silencioso.


A S10 conta ainda com quadro de instrumentos digital e nova central multimídia MyLink, com telas integradas de 8″ e 11″, respectivamente. O volante também foi atualizado com o mesmo desenho da irmã maior, a Silverado. Há novos acabamentos nos bancos. A High Country oferece também alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e descanso de braço traseiro.


Sem esquecermos que conta com tração 4×4 e opções para encarar terrenos mais difíceis a partir de comandos de fácil acesso no painel.

O que a Chevrolet S10 High Country 2025 oferece de série:

• 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
• Alerta de Colisão Frontal
• Alerta de Ponto Cego
• Alerta de Saída de Faixa
• Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
• Controle anticapotamento
• Controle de oscilação de trailer / reboque (TSC)
• Sistema de Controle de estabilidade (ESC) e Controle Eletrônico de Tração (TCS)
• Faróis de neblina em LED
• Frenagem automática de emergência (AEB) com detecção de pedestres / Assistente Inteligente de Frenagem (IBA)
• Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
• Protetor do compartimento do motor
• Regulagem de altura dos faróis
• Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 e reduzida
• Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem (“EBD”)
• Sistema de imobilização do motor
• Capota Marítima para versão High Country
• Estribos laterais
• Faróis Full LED
• Friso cromado na parte superior das portas
• Lanternas em LED
• Rack de teto
• Rodas de alumínio Aro 18″ exclusivas versão High Country
• Santo Antônio exclusivo High Country
• Volante com revestimento premium
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Ar-condicionado digital
• Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
• Carregador de celular por indução (sem fio)
• Coluna de direção telescópica com regulagem em altura e profundidade
• Computador de bordo com três modos
• Console Central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descansa-braço com porta-objetos
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
• Direção Elétrica Progressiva
• Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba
• Partida sem chave – Easy Start
• Remote Start – Partida do motor por controle remoto e acionamento do ar-condicionado
• Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Transmissão automática de oito velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”
• Câmera de ré digital de alta resolução
• Chevrolet MyLink com Tela LCD sensível ao toque de 11″, integração com smartphones** através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB, Conexão Bluetooth para Celular, configurações do veículo e projeção da tela do smartphone
• Painel de instrumentos digital de 8″ colorido
• Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo
• OnStar gratuito (13 meses do plano Protect & Connect )
• Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** (contempla 3Gb no primeiro mês de uso e, do segundo ao décimo terceiro mês, 20Gb mensais incluídos no plano OnStar)
• Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto
• Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos
• Bancos com revestimento premium
• Acabamento interno em dois tons “Jet Black” e “Very Dark Atmosphere” (Tonalidade Preto e Marrom Escuro)

Posso ajudar?