Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Fastback T200 Hybrid melhora economia e performance do 1.0 turbo da Fiat

E não é que a eletrificação chegou ainda mais perto de nós. Estou aqui com um dos dois primeiros Fiat híbridos disponíveis no Brasil, o Fastback 200 Hybrid, na versão Audade. O outro é o Pulse.

É um primeiro passo da marca, líder em vendas no Brasil, para um caminho sem volta. Tudo bem que se trata de um híbrido leve, já que tem um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Não é capaz ainda de fazer o carro rodar apenas no elétrico. Mas ajuda na performance e na economia de combustível.

O Fastback 200 Hybrid Audace tem o bom motor 1.0 turbo da Stellantis e câmbio CVT. Bem equipado, fica só um pouco abaixo da top de linha Impetus. Mas é uma ótima pedida para quem quer colocar os pés em um híbrido.

Desde que peguei o primeiro carro elétrico para testar há cinco anos, já passaram em minhas mãos quase uma centena de modelos híbridos ou 100% elétricos. Todos com suas características e apelos de venda. Com a Fiat não é diferente. Ao anunciar que vai mesmo eletrificar seus modelos a partir de agora, traz este Fastback com um apelo especial. Além de ser bicombustível, coisa que só a Toyota oferece com seu Corolla, tem a ajuda de um motorzinho elétrico em algumas situações.

Não é nada de extraordinário que mude demais a percepção que você tem em relação aos modelos a combustão. Mas garante redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol. Nada mais do que isso. E um certo ganho na performance, que eu diria, quase imperceptível.

Como já mostramos em outras avaliações o motor 1.0 turbo vai bem de verdade, mesmo o Fastback se apresentando como um SUV compacto maior, com boa capacidade de carga no porta-malas e capaz de levar cinco adultos bem aqui dentro. Só pessoas de maior estatura podem se incomodar um pouco com o teto baixo ali atrás, que chega a pegar na cabeça os mais altinhos. Sempre lembrando que a Fiat oferece o Fastback também com motor 1.3 turbo, que coloca este modelo num outro patamar. Esta versão aqui sai por pouco mais de R$ 150 mil.

Como funcionar este híbrido? Simples. Ele tem um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de íon de lítio, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

Uma bateria vai ali no cofre do motor e a outra fica abaixo do banco do motorista. Pode até não parecer. Mas ele é sim um pouquinho mais alto.

O sistema híbrido entra em funcionamento de diferentes formas. Nas paradas, quando se aciona o Start-Stop, ele desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.

Já durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.

Tudo muito técnico, não? Mas o que importa é que você pode ter o sistema híbrido e economizar um pouco na hora de abastecer com etanol ou gasolina. Nada tão expressivo, é verdade. Mas é uma boa possibilidade que tende a fazer parte de todos os modelos da marca em um curto espaço de tempo.

Para completar, o Fastback segue com seus principais apelos junto ao consumidor, principalmente no design, que apresenta curvas fluidas e esportivas. Tem boa altura do solo, que melhora o desempenho principalmente na cidade, superando bem os obstáculos urbanos como valetas e lombadas. Tem maior comprimento (4,43m) em relação aos concorrentes mais próximos, o que faz ele parecer ser até maior do que é. O resultado é um porta-malas de fazer inveja até em SUVs maiores. São 516 litros de espaço.

Apesar de não ser a versão top de linha, a Audace traz bastante coisa bem legal embarcada, como o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Vale lembrar que tem a central multimídia com 10,1 polegadas, com fácil conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

O modelo conta ainda com carregador por indução para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, algo que deveria ser copiado por outros fabricantes. O celular não esquenta e não corre o risco de parar de funcionar por aquecimento na hora que você mais precisa. Tem ainda navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.

Fastback Audace T200 Hybrid AT

• Motor T200 Hybrid (130cv)
• Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
• Keyless
• Carregador por Indução
• Multimídia 10,1”
• Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
• AEB
• Detecção de Chuva
• Retrovisor Fotocrômico
• Farol Alto Automático
• Partida Remota

Posso ajudar?