Ernesto Zanon – Do Carro Express / youtube.com/carroexpress
O novo Honda HRV Touring, um SUV Coupé que esbanja em design, tem no desempenho sua maior qualidade, que vai além do conforto, uma das principais características do modelo que foi renovado no ano passado. Isso porque esta versão, avaliada pelo Carro Express durante uma semana, conta com o motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, que entrega 177 cavalos de potência, e câmbio CVT.
Trata-se de um SUV médio bem completo, com bastante luxo e muito espaço interno. Mas que se destaca por proporcionar uma experiência de dirigir em que o desempenho mais arrojado se sobressai para um modelo que, geralmente, é comportado. Para contar com essa pegada a mais que aquela oferecida em relação à versão com motor 1.5 aspirado, avaliado anteriormente, o consumidor vai precisar desembolsar quase R$ 40 mil a mais. O Touring completo está na casa nos R$ 192,8 mil praticamente com os mesmos equipamentos oferecidos no EXL Sensing, que está R$ 158 mil.
Destaque para a economia de combustível. Na estrada, ao longo de um percurso de aproximadamente 200 quilômetros, o consumo ficou entre 15 e 16 km/l de gasolina, mesmo pisando forte e com ar-condicionado acionado. Boas respostas em retomadas e arrancadas com precisão, mesmo quando se utiliza o veículo na posição Normal. É possível ainda acionar Step shift, voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança.
Visual diferenciado destaca características esportivas
O HRV Touring tem um visual diferenciado em relação às demais versões da família. Tem grade dianteira composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, faróis full LED com acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, entre outros detalhes, como rodas de 17 polegadas exclusivas. O visual, como um todo, chama muito a atenção por uma série de fatores, como a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas contribui para a melhora da visibilidade.
A lateral se projeta para trás realçando a forma coupé, presente em alguns SUVs como o VW Nivus e o Fiat Fastback. A traseira, muito bem acabada, consegue se destacar pelas lanternas que se projetam ao centro como se fossem se unir.
Por dentro, acabamento que remete ao conforto que um carro superior exige. Ali, apesar de ser um SUV, sente-se como em um sedã. Bom espaço para cinco ocupantes. Três vão no banco traseiro com bastante espaço. O prejuízo fica no porta-malas, que se apresenta pequeno para um carro deste nível. São só 350 litros de capacidade.
Porém, ele pode ser aberto sem o uso das mãos. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. Tem também uma função, que permite a operação sem o uso das mãos. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente
O motorista conta com painel de instrumentos e tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas, posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar. Todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança. O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.
Tudo muito intuitivo. A conexão sem fio, tanto para carregar o celular como acessar seus aplicativos, facilita demais a vida do motorista. É entrar no carro, apertar o botão do start, engatar e sair por aí. Materiais de alta qualidade, com acabamento e montagem precisos, e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente requintado. No Touring, o couro em bege demonstra requinte.
Conta também com sistema de ar-condicionado digital, com fluxo normal de ar ou disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.
Segurança
O sistema Honda Sensing, disponível em todas as versõs do HRV, inclui pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade:
• ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
• CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
• LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
• RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
• AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
O que o Honda HRV Touring oferece
– seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina),
– assistente de estabilidade e tração (VSA),
– LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro),
– assistente de partida em rampa (HSA),
– sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS),
– sistema Isofix (fixação de assentos infantis),
– alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS),
– câmera de ré multivisão
– sensores de estacionamento.
– controle de descidas em rampas (HDC)
– faróis Full LED,
– botão de partida (Start/stop Engine),
– duas portas USB para os passageiros do banco traseiro,
– central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio,
– painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas,
– Magic Seat,
– Smart Entry (destravamento por aproximação da chave),
– espelho retrovisor eletrocrômico,
– faróis de neblina em LED,
– volante revestido em couro com paddle shifts,
– apoio de braço central no banco traseiro,
– myHonda Connect,
– carregador de celular por indução,
– ar-condicionado automático dual zone,
– modos de direção (ECON, Normal, Sport),
– para-choques esportivos,
– ponteira dupla de escapamento,
– rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores,
– função Tilt-Down no retrovisor direito,
– sensor de chuva.
– banco do motorista com acionamento elétrico,
– partida remota do motor,
– rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo,
– abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close),
– molduras externas black piano,
– lanternas escurecidas
– tweeters traseiros