Início » AVALIAÇÃO – JAC T40 Plus, um SUV compacto bem equipado e com desempenho que agrada
Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – JAC T40 Plus, um SUV compacto bem equipado e com desempenho que agrada

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição: Danilo Sanches

Mais uma vez, o Carro Express/GuarulhosWeb avalia durante uma semana um SUV da JAC Motors e sai com ótima impressão sobre o que tem a oferecer ao consumidor brasileiro, cada dia mais interessado em um utilitário esportivo. O T40 Plus é o menor da família, composta pelos “irmãos” maiores T50, T60 e T80, mas equipado com motor 1.6 de 138 cavalos de potência e câmbio CVT de seis marchas. Há outra versão de entrada, com motor 1.5 e transmissão manual.

Mas este T40 Plus é daqueles que vem muito bem equipado de série, com diversos itens que garantem ao SUV alto nível de conforto, segurança e tecnologia, exatamente o que se busca neste tipo de modelo. A principal vantagem desta versão está no fato de ser um dos únicos disponíveis no país com tantos itens e abaixo dos R$ 100 mil.

Por pouco mais de R$ 95 mil é possível ter um carro extremamente completo, que conta com bancos de couro, sistema multimídia com tela de 10 polegadas no painel, teto solar panorâmico e até a utilíssima câmera de 360 graus, que facilita demais as manobras nas mais diferentes condições.

O maior senão do modelo está no fato do eficiente motor 1.6 ser movido somente a gasolina, em um momento que tanto se prega o politicamente correto com combustíveis mais sustentáveis como o etanol. Esta opção só está presente na versão com motor 1.5, este sim bicombustível. Porém, os 138 cavalos oferecidos garantem ótimo desempenho tanto na cidade como na estrada. A relação com a transmissão CVT é das melhores, sem trancos ou retomadas ruidosas, que tanto incomodam. O consumo de combustível não assusta também.

A linha 2021 do T40 ganhou também um visual mais moderno, a partir da frente mais limpa, com a grade do radiador em black piano maior e mais imponente. O para-choque tem vincos mais perceptíveis, que alteraram o desenho dos faróis de neblina. Os faróis ganharam um DRL que dá um destaque ainda maior ao modelo.

Na traseira, o T40 Plus recebeu um para-choque desprovido de contornos cromados. O conjunto ótico manteve o formato, mas ganhou novo desenho interno de repartição das luzes – as setas e as lâmpadas de ré ficaram mais estreitas, enquanto a superfície reflexiva aumentou suas proporções. A antena tipo barbatana, também novidade, assina um visual elegante, moderno, conforme outros SUVs de categoria superior. O pacote de alterações externas ainda inclui as novas rodas aro 17, de cinco raios bem definidos, igualmente com a proposta de ampliar o perfil mais de utilitário.

Por dentro, o T40 2021 tem o teto solar com acionamento elétrico de série. O kit multimídia ganhou tela de 10 polegadas, compatível com AndroidAuto e Apple CarPlay. Além de um espaço interno e volume de porta-malas com 450 litros de capacidade, o T40 Plus possui 1,57 metro de altura e 1,75 m de largura.

A lista de equipamentos

Travamento automático das portas a 15 km/h;

Aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto);

Freios com ABS e EBD; BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico);

BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio);

ESP – Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade);

TCS – Traction Control System (controle eletrônico de tração);

HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas);

TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus);

Freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira);

Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;

Luzes diurnas de LED;

Luzes de conversão estática – faróis seguem o movimento de esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras;

Retrovisor interno antiofuscante;

Função GSI (Indicador de troca de marchas, versão MT);

Função “Follow Me Home”;

Abertura interna da tampa do tanque de combustível;

Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas;

Imobilizador;

Alarme antifurto;

Cruise control (controlador de velocidade), acionado por teclas no volante;

Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico;

Faróis com regulagem elétrica de altura do facho;

Faróis com acendimento automático em função da luminosidade (sensor crepuscular);

Volante revestido em couro;

Banco do Motorista com ajuste de altura;

Dois assentos com Isofix;

Rodas de liga leve

Direção com assistência elétrica;

Comandos de áudio no volante de direção.

Sistema start-stop;

Ar-condicionado eletrônico com ajuste automático de temperatura.

bancos em couro ecológico

câmera de ré.

Câmera panorâmica de 360 graus

rack de teto, kit multimídia com tela de 10″

entrada USB e Bluetooth.