Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Polo Track substitui o Gol como o novo pé-de-boi da Volkswagen

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Substituir o Volkswagen Gol, um dos carros nacionais mais vendidos da história e líder de vendas por décadas seguidas, não é tarefa fácil. Em um mercado cheio de novidades e avanços tecnológicos, o Polo Track se apresenta como um hatch de entrada bastante básico, mas que oferece alguns itens para garantir um pouquinho de conforto. O motor é um 1.0 três cilindros com câmbio manual de cinco velocidades, de 84 cavalos de potência, que preza pela economia de combustível e performance discreta.


Mas como o Gol, que já havia herdado do Fusca a mesma qualidade, o Polo Track é um pé-de-boi pronto para o trabalho, robusto o suficiente para encarar as ruas grandes cidades. Avaliado durante uma semana pelo Carro Express, o modelo de entrada da Volkswagen demonstrou que é ideal para frotistas e até para funcionar no transporte por aplicativo, já que abre mão de alguns itens básicos hoje em dia, como um simples rádio ou qualquer tipo de mídia. No modelo avaliado, esses itens figuram como opcionais.


Tudo isso para ser mais barato. Custa por volta dos R$ 81 mil, enquanto um Polo bem equipado, com motorização turbo, passa dos R$ 120 mil. A diferença não é a toa, já que o Track tem acabamento bastante simples, com muito plástico e bancos em tecido. Ajustes dos retrovisores externos são manuais. Mas conta com ar-condicionado e direção elétrica de série, o que melhora demais o conforto a bordo.
No design, muita semelhança com os irmãos mais caros, a não ser pela dianteira, que tem cara própria, com faróis halógenos, sem opcionais e com um para-choque inteiriço e uma grade exclusiva. Na traseira, ele já é bem parecido com os demais, com acabamento mais requintado que aparece nas lanternas escurecidas. As rodas de ferro são disfarçadas com calotas em preto fosco, que dão um tom de esportividade ao Track e que combinam com os retrovisores externos e maçanetas das portas. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, é outro destaque.

O que o novo Polo Track oferece:

• motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv
• porta-malas, com capacidade de 300 litros
• quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros,
• Hill Hold Control – Assistente para partida em aclives e subidas,
• Controle eletrônico de estabilidade (ESC),
• Sistema ISOFIX,
• Top tether para fixação de assento de criança,
• Alerta de afivelamneto de cinto de segurança para todas as posições,
• Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+),
• ar-condicionado com filtro de poeira e pólen,
• direção elétrica,
• vidros elétricos dianteiros,
• travamento elétrico e remoto das portas

Posso ajudar?