Carro

AVALIAÇÃO – Toyota Corolla Altis fica mais jovem e potente, mas sem perder a sobriedade

Sedã da marca japonesa se notabilizou por ser um carro de confiança voltado a executivos e para uso familiar

  Completamente renovado, o novo Corolla busca em sua 12ª geração ganhar um apelo mais jovial e deixar para trás um pouco a impressão de ser o carro do tiozão. O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a versão Altis, com o pacote Premium, o topo de linha equipada com o motor 2.0L Dynamic Force, 15% mais potente e 9% mais eficiente do que a geração anterior, segundo informa o fabricante. Completo, sai por volta de R$ 140 mil. Há ainda uma versão com sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex. Mas este fica para uma próxima avaliação.  

 O novo Corolla tem um visual mais conectado com o futuro, com linhas mais fluidas e bem atraentes. Por dentro, o Altis vem com muito conforto e tecnologia à disposição, como deve ser um carro deste nível que se propõe a garantir prazer ao dirigir e bem estar aos demais ocupantes. O mais importante é que ele avançou, sem deixar para trás seu aspecto executivo, ideal para famílias ou para o uso diário por quem quer algo a mais no ir e vir ao trabalho. A sobriedade faz com que não chame tanto a atenção e se mantenha discreto.  

O novo motor com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta proporciona uma direção segura, ágil e rápida quando necessário. O 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. No trânsito urbano, a transmissão Direct Shift de 10 marchas é daquela que você nem percebe que está ali. Basta pisar que as mudanças vão ocorrendo de forma suave, sem solavancos. Tudo na mais perfeita ordem. Na estrada, vai embora na medida necessária, recuperando a potência quando necessário e avançando a velocidades maiores de forma discreta e contínua.  

Aliás, o prazer de dirigir se destaca na versão Altis do novo Corolla já a partir do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). Ele conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. O resultado é uma combinação de sistemas. O de Pré-Colisão Frontal (PCS) usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. 

 Já o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*permite detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. 

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo. 

  No visual, o Corolla está bem mais modernizado. Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico. Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis.  

Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes que expressa uma postura ampla e robusta e transmite sensação imponente. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos cantos do para-choque procuram obter uma impressão unificada entre o design dianteiro e traseiro, criando assim uma aparência harmoniosa em todo o veículo As rodas de liga leve na versão Altis têm acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17. Uma das novidades do Novo Corolla 2020 é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine. 

 Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros. 

  

Por dentro, o design do painel de instrumentos passa a sensação de amplitude e abertura que, combinada com o console central, oferece uma distribuição ideal do espaço com um caráter minimalista. O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift). O painel de instrumentos conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc. Os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central, oferecendo conforto e comodidade.  

  

  

NÍVEL DE EQUIPAMENTOS 

  

  • banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação 
  • banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação),  
  • direção eletroassistida progressiva (EPS),  
  • computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução,  
  • vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento, 
  • sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL, 
  • sete airbags,  
  • freios ABS com BAS e EBD,  
  • câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia,  
  • sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos,  
  • controle de estabilidade (VSC),  
  • tração (TRC)  
  • assistente de partida em rampa (HAC)  
  • ar-condicionado automático, c 
  • ontrole de velocidade de cruzeiro,  
  • modo de seleção de condução Sport,  
  • paddle shift, 
  • sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry),  
  • sistema de partida por botão (Start Button/Push Start),  
  • faróis de neblina dianteiros em LED  
  • espelho retrovisor interno eletrocrômicoe 
  • faróis dianteiros em LED 
  • pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante) 

Itens de série do pacote premium 

  • ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow,  
  • banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância),  
  • espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo,  
  • teto solar elétrico,  
  • limpador do pára-brisa com sensor de chuva  
  • faróis e lanternas traseiras em LED. 

Tags
Posso ajudar?