Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches
Toyota Yaris XL Hatchback é o modelo mais barato da marca comercializado no Brasil. O mais em conta aqui parte de R$ 92 mil, um carro compacto com motorização 1.5, câmbio automático CVT que simula 7 marchas e com alguns equipamentos embarcados que garantem um razoável nível de conforto e segurança. O Carro Express avaliou o modelo durante uma semana, principalmente na cidade, onde ele tem um desempenho bem honesto.
O maior trunfo do Yaris está no fato de se tratar de um Toyota, marca que remete à boa qualidade de seus produtos. Mas é um carro até bem básico, com bancos em tecidos, rodas de ferro com calotas e ausência até de uma câmera de ré, equipamento embarcado atualmente em modelos bem mais básicos. Em contrapartida, entrega bastante coisa para quem busca um automóvel prático, como sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, direção elétrica, ar-condicionado, apoio de braço dianteiro, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth e até retrovisor interno eletrocrômico.
Em espaço, o Yaris Hatch não faz feio. Tem dimensões externas de um compacto (4,14 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,49 m de altura), o que facilita bastante no uso urbano. Como tem 2,55 metros de distância entre-eixos, acaba tendo bom espaço para as pernas dos ocupantes que vão no banco traseiro. Para contribuir, o assoalho traseiro é totalmente plano, ajudando na acomodação de um terceiro ocupante no banco. O porta-malas leva 310 litros de bagagens, o que é bastante positivo por se tratar de um hathback.
No desempenho, mais boas notícias. O motor 1.5 litro flex de quatro cilindros e 16 válvulas oferece potência máxima de 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque máximo de 14,3 kgfm e 14,9 kgfm, nesta ordem, a 4.000 giros. O câmbio CVT que simula sete velocidades se dá bem e garante boa dirigibilidade, sem trancos ou ruídos mais fortes na hora que você exige um pouco mais do carro, numa retomada ou numa subida íngreme. Acaba tendo consumo de combustível satisfatório, já que consegue fazer perto de 7 a 8 km/l de etanol na cidade e mais de 11 km/l na estrada.
O que o Toyota Yaris XL Hatck oferece de série:
– espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado,
– maçanetas externas e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro e rodas de aço 15″ com calota na cor prata
– ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente,
– chave com comandos integrados (abertura e travamento das portas e alarme),
– computador de bordo com 12 funções,
]- direção eletroassistida progressiva (EPS),
– entrada USB para passageiros no banco traseiro tipo A (duas).
– sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho),
– controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC),
– controle eletrônico de tração (TRC),
– desembaçador do vidro traseiro,
– freios ABS com BAS e EBD,
– sistema de alarme perimétrico,
– sistema de assistência ao arranque em subida (HAC),
– sistema universal Isofix para fixação de cadeirinhas com Top Tether
– luzes diurnas no para-choque dianteiro.
– antena short-pole, quatro alto-falantes e dois tweeters,
– sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central),
– Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através do espelhamento SDL, Android Auto e Apple CarPlay