Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
No caminho da eletrificação total, o Volvo XC60 T8 Ultimate Recharge Hybrid é talvez a última parada da fabricante sueca que ainda tem um motor a gasolina, além do elétrico. Mas esta versão híbrida acaba sendo um dos melhores carros de luxo disponíveis no mercado, já que oferece a impressionante autonomia que chega perto de 1.300 quilômetros sem parar para reabastecimento ou recarga. Tudo isso a bordo de muito conforto, luxo e tecnologia.
O Volvo XC60 T8 Recharge, avaliado pelo Carro Express durante uma semana, conta com um novo novo motor elétrico 65% mais potente que a versão anterior, que entrega 145 cv de potência. Tem autonomia para circular até 78 quilômetros. Mas o pulo do gato está no motor 2.0 turbo de 310 cv, que combinado ao elétrico, tem potência total de 468 cv. O resultado é eficiência de sobra e autonomia de até 1.300 km.
A força dos motores se traduz em um desempenho acima da média. Chega aos 100 km/h partindo da inércia em menos de 5 segundos. Atingir velocidades não permitidas bem acima dos 120 km/h é um piscar de olhos e muito frio na barriga de quem não está preparado para fortes emoções. Afinal, é só pisar e ir.
Bastante sóbrio, o visual da versão 2023 avaliada tem novos para-choques e grade, lanternas escurecidas e rodas com novo desenho. É discreto e elegante. Digno de quem se propõe a pagar mais de R$ 450 mil por um automóvel.
Por dentro, novo visual do painel de instrumentos, fácil de visualizar e bastante intuitivo, a partir do sistema Google embarcado, que garante a navegação, sem a necessidade de se conectar ao Waze, por exemplo. É compatível com o Apple Car Play, mas não se integra ao Android Auto. Mas isso não é um problema, já que tem vida própria no quesito conexão.
No acabamento, show de requinte com couro, madeira e alumínio. A cereja do bolo fica por conta do seletor de câmbio em cristal Orrefors, que dá um tom de raro refinamento. Fora o ótimo espaço interno. Na primeira fileira, os bancos estão separados por um console central alto, que guarda as baterias do sistema híbrido.
No banco traseiro, dois adultos vão com conforto, com saídas de ar-condicionado nas colunas B. Um terceiro também vai bem. No porta-malas, com abertura e fechamento elétrico, 468 litros de capacidade. Tem a abertura com a passagem da perna por baixo, que facilita o procedimento quando se tem algum volume nas mãos. Ou seja, é dar o “chute”, virar as costas e seguir adiante.
O que o Volvo XC60 T8 Ultimate Recharge oferece:
• chave presencial,
• porta-malas elétrico,
• bancos elétricos com memória para o motorista, ar-condicionado dual zone
• aquecedor elétrico de cabine,
• climatização de estacionamento pós-condução,
• sensor de umidade, rodas aro 19,
• acabamento em alumínio,
• teto panorâmico,
• acabamento interno em couro,
• Hill Descent Control (controle de descida em declives),
• Hill Start Assist,
• airbags com acionamento em duas etapas,
• ACC (controle de cruzeiro adaptativo),
• assistente de estacionamento dianteiro e traseiro,
• câmera de ré,
• direção assistida adaptativa,
• faróis em LED,
• sensor de chuva,
• sinal de advertência de mudança de faixa,
• monitoramento da pressão dos pneus,
• painel de instrumentos de 12 polegadas,
• multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay,
• carregamento sem fio para telefone,
• conexão Bluetooth