Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Volvo XC90, um SUV grande de nível superior em todos os sentidos

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Volvo XC90 2.0 T8 Recharge Ultimate Dark AWD Geartronic é o nome completo deste automóvel que tem tudo e mais um pouco do que você pode esperar de um carro em nível superior. Não é uma avaliação comum. Trata-se de um SUV grande que tem espaço de sobra para sete pessoas com elevado nível de conforto e segurança, sinônimo desta marca sueca que caminha a passos largos para a eletrificação.
O XC90 é um híbrido, que conta com dois motores, um 2.0 turbo a combustão com 317cv de potência e um elétrico de 145cv. Os dois juntos entregam 462cv. Colocamos ele na estrada para sentir tudo de bom que nos traz numa viagem de longa distância. Prevalece o motor a gasolina, que faz uma média de 9 a 10 km/l, numa pegada mais forte. Mas dá para fazer mais numa condução tranquila.


O motor elétrico tem autonomia para até 70 km. Ótimo para usar na cidade, recarregando de forma bastante fácil e rápida. Ou seja, em trajetos urbanos praticamente não se usa o motor a combustão.


Apesar de ser um grandalhão, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. O Geartronic do sobrenome deste XC90 é em relação ao câmbio automático de 8 velocidades que demonstra grande eficiência e suavidade nas mais diferentes condições de direção. A suspensão também é adaptativa, garantindo o que se espera de um automóvel superior. Maciez, conforto e controle total o tempo todo. A ASW se refere à tração integral.

Há controles que elevam a satisfação de dirigir em vários sentidos. A tecnologia de assistência ao condutor sugere um veículo quase autônomo. Até curvas ele faz sozinho. O sistema permite manter uma distância de segurança para os automóveis à frente ao adaptar a sua velocidade e a mantê-lo centralizado na faixa através de ajustes suaves à direção.


O sistema também é útil no anda-e-para no trânsito e pode alertá-lo se, após uma parada, o trânsito à sua frente retomar a andar. Numa rodovia, ele praticamente faz curvas sozinhas acompanhando a faixa. Dá para tirar a mão do volante por aproximadamente 10 segundos, até que venha um alerta para você retomar o controle. E vai mesmo.


Tem Google integrado, que facilita o acesso a mapas e outros aplicativos. Purificador de ar, que deixa o ambiente interno mais limpo e agradável. Saídas de ar por todos os lados com controles individualizados. A câmera 360 graus facilita manobras e passa imagens ao redor do carro em situações de maior aperto. É muita coisa para mostrar. O som desta versão é um capítulo à parte. São 1.400 watts de potência distribuído em 19 colunas de alta-fidelidade adaptados ao habitáculo deste Volvo.
Vamos lembrar que esta versão é a top das tops que tem um preço que pode até assustar, mas que está num nível superior para quem busca um automóvel em um patamar muito acima da média. São R$ 671.950,00. É uma experiência de dirigir realmente marcante. Há muitos, mas muitos detalhes que fazem muito a diferença. A gente ficaria um dia inteiro para mostrar tudo. Aliás, até a noite quando o sistema de iluminação também dá um verdadeiro show. Ele aumenta ou diminui a intensidade dos faróis conforme o ambiente e o caminho a seguir. Fantástico mesmo.

Posso ajudar?