Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – VW Jetta GLI inspira esportividade com motor 2.0 turbo de 231 cavalos

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches

No momento que o mercado não se importa muito com os esportivos de rua, um modelo se destaca em meio a falta de opções. O Volkswagen Jetta GLI cumpre muito bem este papel, a partir do motor 350 TSI, um turbo 2.0, que gera nada menos que 231 cavalos de potência.


O sedã médio avaliado pelo Carro Express durante uma semana inspira esportividade e vai muito além do visual, que preza por detalhes que chamam a atenção deste público. O pacote de equipamentos o eleva de categoria. No visual externo, rodas diamantadas de 18 polegadas, saída dupla oval de escape e detalhes vermelhos no para-choque dianteiro.
Não à toa, a VW anuncia que se trata do melhor Jetta de todos os tempos. Além do motor 350 TSI, a transmissão, automática de dupla embreagem DSG de sete marchas, completa a missão. Condução rápida, troca de marchas precisas e praticamente imperceptíveis facilitam demais a tocada nas mais diferentes condições. Rápido e ágil na cidade, na estrada demonstra que pode ir muito longe e de forma quase instantânea. É só pisar e ir. Atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h, conforme números do fabricante.


O Jetta GLI oferece diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), que se ajustam de acordo com o gosto do freguês. Conforme o tipo de direção, há um modo diferente, na assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização, permitindo para total controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade.
Por dentro, muito luxo e conforto, dignos de carros de alto padrão. Isso pode ser notado nos acabamentos do painel e bancos. Há ajuste elétrico e memória para o motorista, além de aquecimento e resfriamento dos assentos e encosto conforme a temperatura que se desejar. É possível também determinar a iluminação da cabine, com 10 opções de cores, além do teto-solar panorâmico, que é de série.
O VW Play de 10,1” transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.


Alguns itens a mais facilitam demais a condução que é praticamente semiautônoma. Ele conta com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist), Assistente de Condução Ativo (Travel Assist,) Assistente Traseiro de Saída, Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring), Detector de Pedestres, que inclui a frenagem autônoma. Assim, quando necessário, diminui o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento. Tudo isso faz parte do pacote que sai de fábrica e justifica o valor de tabela: R$ 237 mil.

Posso ajudar?