Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress
Esta coisa de SUV com um jeito de coupé vem agradando um público que não quer abandonar o sedã, mas se vê tentado a entrar na onda dos utilitários esportivos. Esta pegada, que tem inspiração em modelos da BMW, como X3 e X4, começou a tomar corpo entre os nacionais com o lançamento do Volkswagen Nivus, um derivado do Polo que foge ao jeito quadrado do irmão T-Cross e agrada demais no estilo.
O Carro Express avaliou a versão Highline durante 10 dias, quando rodou mais de 1.200 quilômetros, principalmente numa viagem longa. O SUV coupé da VW agrada em diferentes sentidos. O motor turbo 1.0 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, que trabalha junto de um câmbio automático de 6 marchas, tem ótimo desempenho e baixo consumo de combustível. Durante a viagem, utilizando ar-condicionado o tempo todo, fez média final próxima dos 15 km/l de gasolina.
O tanto de equipamentos tecnológicos embarcados aumenta o nível de conforto, fora itens a mais, como o sistema de direção adaptável, que ficou conhecido como ACC, que facilita demais a condução principalmente na estrada. Basta definir a velocidade máxima desejada, que o carro vai ao limite quando possível, mas desacelera e até para quando encontra outros veículos ou obstáculos à frente.
A tecnologia é marcante. A versão 2023, que custa pouco mais de R$ 140 mil, ganhou o ar-condicionado digital automático Climatronic com comandos sensíveis ao toque. Basta passar o dedo para controlar a ventilação, por exemplo, no comando que fica abaixo da central multimídia VW Play com tela de 10” e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Tudo muito fácil e intuitivo. Facílimo de utilizar.
Entre os equipamentos, vale salientar que o Nivus, que oferece ótimo espaço interno para até cinco ocupantes, conta com 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), controles de estabilidade e tração, piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência com alerta frontal de colisão, assistente de partida em rampa, câmera de ré, faróis full-LED, carregador de celular por indução, indicador de pressão dos pneus.
Há também espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com função “tilt down” do lado direito, faróis de neblina com função de acendimento nas curvas, acendimento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa e chave presencial para acesso e partida, bem como sensores de estacionamento dianteiro e traseiros. As rodas de liga-leve são aro 17. O porta-malas de 415 litros garante espaço para a bagagem da família toda.