Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – VW Taos Comfortline vem bem completo por R$ 30 mil a menos que versão top

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

É possível ter um SUV médio com motor 1.4 turbo, recheado de equipamentos tecnológicos, por R$ 30 mil a menos que o mesmo veículo na versão top. Assim é o Volkswagen Taos Comfortline, que entrega bastante, por um valor bem menor que o Highline, que vem com mais do que você realmente precisa. Lógico que para obter essa “vantagem” faz-se necessário abrir mão de diversos itens, desde estéticos até de conforto. Mas aí vai do bolso de cada um.


Vamos lá. Por R$ 176,3 mil é possível levar para casa o Taos Comfortline, que tem o mesmo eficiente motor 1.4 TSI de 150 cavalos de potência do Highline, equipado com câmbio automático de 6 marchas. Também segue com o mesmo design, porém com alguns detalhes a menos. A grade frontal, por exemplo, não traz o estiloso filete em LED. As rodas são de 18 polegadas, mas sem o acabamento diamantado. As principais diferenças aparecem no interior do carro.

Os bancos não são de couro. O cluster digital de 8 polegadas atrás do volante é mais simples, sem tantos detalhes como no Highline. Por isso, passa a impressão que está faltando alguma coisa, já que é muito espaço para nem tantas informações. Porém, vem com seis airbags, chave presencial, detector de fadiga e carregador de celular por indução, o que dispensa o uso de cabos para conexão. Conta também com o multimídia VW Play com tela de 10”, bastante intuitivo e com respostas rápidas. Tem interface moderna e várias funcionalidades, como roteamento de internet e integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Ou seja, basta entrar no carro, com o celular no bolso, que tudo vai para a tela central.

Se você quiser mesmo pegar a versão mais simples do Taos, mas quiser bancos de couro, já um pacote que inclui este item, acrescido de aquecimento e ajuste elétrico para o motorista, que sai por volta de R$ 5 mil a mais. Logicamente se quiser incluir alguns equipamentos a mais, o preço aumentará, mas não vai chegar nem perto do Highline. Impossível, porém, será ter o teto solar panorâmico no Comfortline. Se fizer questão, terá que migrar para o modelo do topo.

O espaço interno para cinco ocupantes é de se elogiar. Acomoda bem a todos, sem apertos, inclusive com saída de ar para quem via atrás. No porta-malas, mais boas notícias. Dá para levar a bagagem de todo mundo nos 498 litros disponíveis. Ou seja, ideal para viajar com a família. Vale lembrar que ele tem 4,46 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos.

Quando você anda com o Taos, seja um ou outro, o eficiente motor 1.4 TSI fala mais alto e empolga. Tanto na cidade, os 150 cavalos são suficientes para garantir uma condução segura e precisa. As respostas são bem rápidas. As retomadas se dão sem qualquer dificuldade a partir do pé no acelerador. Não pipoca. Da mesma forma, o câmbio responde sem solavancos.

O que o Taos Comfortline oferece de série:

– “Keyless” – sistema de alarme anti-furto com comando remoto,
– 6 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina),
– Isofix,
– assistente para partida em subida,
– controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR),
– câmera traseira para auxílio de estacionamento,
– detector de fadiga,
– indicador de controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão,
– sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
– espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo,
– luz de condução diurna em LED integrada
– lanterna traseira com iluminação em LED,
– pneus 215/55 R18,
– rack de teto longitudinal na cor preta,
– rodas de liga leve 18″.
– ar-condicionado “Climatronic” com ajuste de temperatura de 2 zonas,
– descansa-braços central na frente com porta-objetos,
– saída traseira do ar-condicionado,
– direção elétrica,
– iluminação no porta-malas,
– porta-luvas iluminado e refrigerado,
– 6 alto-falantes,
– carregamento de celular por indução,
– entradas USB tipo C (3),
– painel de instrumentos digital 8″,
– piloto automático,
– regulagem do facho do farol,
– sensor de chuva e crepuscular,
– sistema multimídia “VW Play” tela de 10″ com resolução HD+,
– câmera traseira integrada,
sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem,
– volante multifuncional em couro com shift paddles