O banheiro público, situado ao lado do ponto de táxi, localizado na avenida Monteiro Lobato, na altura do número 3.500, no Parque Cecap, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, encontra-se em péssimas condições de uso. Além de faltar itens essenciais de higiene, como papel higiênico, sabonete e papel para enxugar as mãos, o sanitário público apresenta um odor de urina insuportável.
Questionada sobre a limpeza pública do local, a Prefeitura informou que não tem responsabilidade sobre a higiene do sanitário e que a obrigação de manter o estabelecimento em bom estado é da cooperativa responsável pelo ponto de táxi.
No entanto, os taxistas afirmam que são autônomos e que não existe nenhuma cooperativa responsável pelo ponto de táxi. Um dos motoristas, que preferiu não se identificar, comenta que de vez em quando aparece um funcionário da Prefeitura para realizar a limpeza do banheiro. "Deveria existir uma chave para trancarmos a porta e impedir que o local ficasse aberto 24 horas por dia".
Enquanto a Administração Pública e os taxistas se mostram isentos da responsabilidade da limpeza do sanitário, a população do Parque Cecap não se conforma com tamanho descaso. "É tanta nojeira que não tem como passar pelo lugar e não sentir ânsia de vômito", diz o comerciante, Silki João da Silva, 63 anos, morador há 40 anos no Cecap.
"A limpeza deveria ser diária, para amenizar o cheiro forte de fezes e urina. Eu não tenho coragem de entrar nesse banheiro, porque do jeito que é sujo é bem capaz de pegar uma infecção", relata o motorista de guincho, Luís Antônio de Oliveira, 56, que passa todos os dias pela região do Cecap.