O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 6/03, contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiamento de US$ 70 milhões destinados à conclusão das obras do trecho Norte do Rodoanel, que corta a cidade de Guarulhos e fecha o complexo viário. O valor já estava previsto no orçamento e funciona como um remanejamento da fonte de financiamento para desonerar o tesouro do Estado. O contrato foi assinado na sede do BID em Washington, nos Estados Unidos, onde o governador fica até esta quarta-feira, 7/03.
Além dos US$ 70 milhões já garantidos no contrato, Alckmin protocolou outro pedido de US$ 223 milhões em financiamento para as obras do Rodoanel. O investimento internacional é especialmente importante no contexto de retração dos aportes que estavam previstos por parte do governo federal, que originalmente deveria arcar com 33% do custo total do Rodoanel. No entanto, até hoje, a União repassou apenas 13% do valor do empreendimento.
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste. Tem início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Guarulhos. O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A expectativa é que o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, seja distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e, consequentemente, o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na Marginal Tietê, o que representa uma diminuição de 18,3 mil caminhões por dia após a conclusão da obra.