Cidades

Bloco da Saúde leva orientações a eventos pré-carnavalescos

Uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tranquilidade levará ações e orientações ao ensaio do Carnaval Popular do Bloco do Sino
Uma psicóloga, uma educadora física e uma auxiliar de enfermagem da UBS distribuirão kits com preservativos e material informativo sobre a tuberculose e farão uma busca de pessoas com sintomas da doença, encaminhando os casos suspeitos para a realização do exame na unidade.
 
Além disso, os profissionais de saúde também incentivarão a população a realizar o teste rápido para a detecção do HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica pronto em 15 minutos, ou o exame convencional, que é realizado em todas as UBS e cujo resultado é entregue em aproximadamente 15 dias. O CTA funciona das 7 às 19 horas, na avenida Emílio Ribas, 1.956, no mesmo bairro.
 
Desfile pré-carnavalesco
 
No dia 22, os profissionais da unidade também estarão presentes no desfile pré-carnavalesco da agremiação, que sairá do Galpão Giramundo, a partir das 16 horas, e percorrerá as principais ruas do bairro. Na data, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais darão orientações sobre tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
 
A equipe da UBS também distribuirá preservativos, incentivará a população a realizar o teste para a detecção do HIV, bem como os exames preventivos e periódicos. A UBS Jardim Tranquilidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na avenida Emílio Ribas, 1.897.
 
O Bloco do Sino será neste sábado, 8, a partir das 18h  no Galpão Giramundo (rua Jacob nº 233, no Jardim Tranquilidade).