Saúde

Boa alimentação ajuda a prevenir doenças oculares

Uma alimentação equilibrada garante saúde para todo o corpo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a alimentação também contribui para a prevenção e até tratamento de doenças oculares.

Entre os alimentos estão: linhaça, fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes em geral, laranja, morango, ovos, leite integral e derivados do leite, espinafre, cenoura, nozes e azeite de oliva extra-virgem.

Para a oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, Raquel Paiva, uma alimentação balanceada contribui para saúde de todo o corpo e é essencial para a saúde dos olhos. "Anualmente dois terços de pessoas com mais de 60 anos no mundo sofrem de doenças oculares, associadas ao processo de envelhecimento como catarata e degeneração macular (DMRI). A alimentação adequada também pode evitar vários outros tipos de doenças", explica a oftalmologista do HCO.

Vários cuidados são sempre necessários para garantir a saúde dos olhos e a alimentação pode ajudar. As vitaminas presentes nos alimentos são substâncias que têm papel fundamental no processo de melhoria da visão. A vitamina A, por exemplo, é uma das principais substâncias protetoras da área ocular, que aliada às vitaminas B, D e E ajudam no funcionamento do sistema imunológico. Alguns tipos de alimentos de origem animal podem não ser tão atrativos ao paladar, mas são ricos em vitaminas importantes e necessárias para uma boa visão. São eles: fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau e fígado bovino, além de alimentos que fazem parte da rotina de muitas pessoas, como carnes em geral, ovos, leite integral e derivados do leite.

Alimentos vegetais também são importantes para uma visão saudável. Espinafre e cenoura são ricos em luteína, que é excelente antioxidante para a saúde ocular, assim como frutas ricas em vitamina C (laranja e morango, etc) e alimentos com vitamina E, como nozes e azeite de oliva extra-virgem.

Posso ajudar?