Variedades

Boa aparência e compras dominam o universo feminino

Pesquisa revela características do público feminino na Semana Internacional da Mulher

O Ibope realizou uma pesquisa sobre o público feminino em todo o País, que revelou características das brasileiras. Os números apontam que 80% das mulheres estão preocupadas com a aparência física e 69% fizeram compras nos últimos dias. As mulheres guarulhenses confirmam estar dentro do perfil e assumem ser vaidosas e consumistas.

Para a vendedora Fabiola Almeida, 27 anos, a aparência é um fator importante, que a leva a diversos cuidados e investimentos. "Faço drenagem linfática, atividades físicas, além de cuidar da alimentação. Cheguei a substituir carne vermelha pela de soja, que possibilita uma melhor digestão", conta.

Das mulheres que informaram terem feito compras nos últimos dias, 84% conta ter ido a lojas de rua, 60% em shoppings centers, 37% em hipermercados e 18% compraram pela internet. Apesar de revelarem o consumismo, 82% das mulheres afirmam procurar por ofertas. Uma curiosidade é que 70% informam que, mando gostam de uma marca, mantêm-se fieis a ela.

Saúde – No entanto, a pesquisa do IBOPE revelou também um dado alarmante. 59% das mulheres entrevistadas admitiram que vão ao médico apenas quando se sentem mal. Amanda Pereira, 20, técnica em química, atribui o fato a rotina da mulher. "São muitas tarefas e acabamos nos limitando aos exames ginecológicos", disse. Mas, o número ainda é maior do que o observado entre os homens, 64%.

O Ibope levantou outros dados sobre as brasileiras e considerou preocupante constatar que apenas 49% admitem usar preservativos em novos relacionamentos. No assunto saúde, a pesquisa mostra ainda que 65% das mulheres jovens diz ingerir alimentos prejudiciais à saúde somente em ocasiões específicas, além de se informar antes de comprar produtos alimentícios novos no mercado.

Depoimentos

"Faço exames ginecológicos periodicamente, mas não tenho o hábito de visitar outras especialidades médicas".
Márcia Ginezes, 46 anos, autônoma.

"Para manter boa aparência, não bebo refrigerante, apesar de gostar, cheguei a entrar na academia e invisto nos cosméticos".
Samara Rayssa Lopes, 21 anos, estudante de Direito.

"Sou muito consumista. Há 15 dias comprei cinco pares de sapatos e produtos de beleza".
Viviane dos Santos, 29 anos, estudante.

"Preciso me controlar mas é difícil economizar. Na semana passada comprei um sapato, roupas e cosméticos".
Kátia Brasil, 22 anos, nutricionista.


Posso ajudar?