Cidades

Bocas de lobo entupidas causam inundações

Há um ano moradores reclamam do problema, sem soluções por parte da Prefeitura

As bocas de lobo, da rua 5, no Jardim Okoyama, na região do Jardim Mikail, estão entupidas há quase um ano e acarretam inundações para as casas mais próximas do bueiro.

Desde o dia 21 de fevereiro, a doméstica Zuleide Barbosa Silva, de 48 anos, entrou com processo no Fácil de Taboão, mas até agora nenhuma boca de lobo foi desentupida. A equipe de reportagem do HOJE constatou apenas na rua 5, três bueiros entupidos.

Uma lombada em sentido diagonal foi construída com o objetivo de desviar parte do fluxo de água da rua para a boca de lobo, mas com o bueiro entupido, toda água é deslocada para a casa da doméstica Zuleide.

A preocupação da doméstica é ter de novo sua casa inundada com a água da chuva, que deveria ser escoada para a boca de lobo. Na semana passada Zuleide recebeu a informação de que não há previsão para desentupir os bueiros.

O aposentado, Benício José da Silva, de 43 anos, afirma que o descaso das autoridades é uma falta de respeito com os moradores. "Nunca vi manutenção ou limpeza dessas bocas de lobo", observa.

A dona de casa, Maria de Lourdes, de 55 anos, comenta que toda a lixeirada da rua desce para a porta da casa dela. "A água que desce com força na parede da minha casa, prejudica toda a estrutura de concreto do quarto", comenta.

Segundo a Proguaru, uma limpeza nas bocas de lobo no Jardim Okoyama foi agendada para esta terça-feira.