As Bolsas dos EUA fecharam em alta pela quarta sessão consecutiva, em reação a informes de resultados de empresas. Traders disseram que persistem as preocupações dos investidores com a questão da dívida da Grécia, a volatilidade dos mercados na China e o momento em que o Federal Reserve (Fed) passará a elevar as taxas de juros, mas os balanços passaram ao foco das atenções no curto prazo.
“Embora os lucros das empresas provavelmente signifiquem mais agora mesmo, acho que a narrativa continuará a ser dominada pelo Fed e pelo cenário macro”, disse R.J. Grant, diretor de operações com ações da KBW.
Três indicadores foram divulgados na manhã desta terça-feira, 14, nos EUA: as vendas no varejo caíram 0,3% em junho, quando a expectativa era um crescimento de 0,2%; o crescimento das vendas no varejo maio foi revisado para 1,0%, de 1,2% no informe preliminar e o de abril para zero, de +0,2%. Excluídas as vendas do setor automotivo, as vendas encolheram 0,1% em junho, quando a expectativa era um crescimento de 0,5%.
Os preços das importações norte-americanas recuaram 0,1% em junho, com queda de 10% em comparação com o mesmo mês do ano passado; economistas previam uma alta de 0,1% no mês. Os estoques das empresas cresceram 0,3% em maio, em linha com a expectativa.
Traders disseram que o indicador de vendas no varejo, que ficou abaixo da expectativa, encorajou especulações de que o Fed poderá demorar mais a elevar as taxas de juro de curto prazo.
As ações do setor de biotecnologia subiram, depois de o Bank of America Merrill Lynch elevar a recomendação para Biogen (+2,29%). Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques foram Johnson & Johnson (-0,49%), JPMorgan (+1,40%) e Wells Fargo (+0,90%).
As ações do setor de energia subiram em reação ao avanço dos preços do petróleo (Transocean +1,41%, Southwestern Energy +2,74%). No setor de tecnologia, o destaque foi Micron Technology, com alta de 11,36%, em reação ao informe de que a chinesa Tsinghua Unigroup estuda fazer uma oferta pela companhia.
Nesta quarta-feira, 15, serão divulgados indicadores importantes, entre eles o índice de preços ao produtor e a produção industrial de junho e o índice de atividade regional Empire State, do Fed de Nova York; a agenda de eventos inclui o depoimento da presidente do Fed, Janet Yellen, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e a divulgação do “livro bege” do Fed. Bank of America, US Bancorp, Intel e Netflix divulgam resultados.
O índice Dow Jones fechou hoje em alta de 75,90 pontos (0,42%), em 18.053,58 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 33,38 pontos (0,66%), em 5.104,89 pontos. O S&P-500 encerrou o dia ganhando 9,35 pontos (0,45%), em 2.108,95 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.