As principais bolsas da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira, 15, em leve alta, impulsionadas pela expectativa em torno da votação das medidas de austeridade no Parlamento da Grécia. O índice pan-europeu teve ganho de 0,43%, encerrando em 400,03 pontos.
O parlamento grego começou a discutir às 10h (de Brasília) o pacote de medidas de austeridade, acordado entre o premiê Alexis Tsipras e líderes da zona do euro. A expectativa é de que, apesar da forte oposição do partido governista Syriza e de protestos de sindicalistas, o texto seja aprovado.
Alguns estrategistas, entretanto, recomendam cautela com a Grécia, ponderando que a crise do país está longe de acabar. “Nos parece que Tsipras terá o apoio da oposição para aprovar o pacote de resgate, mas a Grécia continua a lançar uma sombra sobre os mercados”, afirmou Aengus McMahon, do ING Groep.
Apesar do tom cauteloso, a aposta dos investidores na aprovação do novo pacote na Grécia impulsionou os mercados dos países considerados periféricos da zona do euro – Espanha, Itália e Portugal.
A Bolsa de Milão, onde as ações do setor têm forte peso, teve a maior alta entre os pares europeus – fechou com ganho de 1,28%, aos 23.392,75 pontos, na máxima do dia. Os papéis do Popolare di Milano subiram 2,38% e do Intesa Sanpaolo avançaram 1,47%.
Em Madri, as ações de empresas do setor de energia tiveram forte avanço, acompanhando a alta dos preços do gás natural. Os papéis da Iberdrola se destacaram entre as altas, com avanço de 1,72%. O índice de referência IBEX-35 fechou em 11.335,70 pontos, com valorização de 0,69%.
A Bolsa de Lisboa fechou em alta de 0,80%, na máxima aos 5.812,83 pontos, também ajudada pelo setor de energia. As ações da EDP subiram 0,82% e da Galp Energia avançaram 0,56%.
A baixa dos preços do petróleo impulsionou as ações da companhia aérea Deutsche Lufthansa, que fechou em alta de 1,65%, liderando os ganhos da Bolsa de Frankfurt. O índice DAX avançou 0,20%, encerrando em 11.539,66 pontos.
A Bolsa de Paris subiu 0,29%, fechando em 5.047,24 pontos, e a de Londres encerrou estável, aos 6.753,75 pontos. A Bolsa de Atenas seguiu fechada. Fonte: Dow Jones Newswires.