Economia

Bolsas fecham em alta em NY com perspectiva de alta mais gradual no juro dos EUA

As bolsas de Nova York encerraram esta quarta-feira, 17, em alta, após terem operado em baixa durante grande parte do dia, reagindo à sinalização do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de que os juros no país poderão subir mais lentamente do que o previsto anteriormente.

O índice Dow Jones subiu 0,17%, para 17.935,74 pontos; o S&P 500 avançou 0,20%, para 2.100,44 pontos; e o Nasdaq teve alta de 0,18%, para 5.064,88 pontos.

Como em sessões anteriores, o volume de operações foi menor do que a média, com apenas 6,1 bilhões de ações mudando de mãos.

As projeções divulgadas pelo Fed mostram que a expectativa é de início do aperto monetário ainda neste ano. Mas os dirigentes do Fed reduziram suas estimativas para os juros em 2016 e 2017 em 0,25 ponto porcentual, sugerindo que estão menos seguros sobre a força da economia americana no longo prazo.

“Quanto mais devagar o Fed se movimentar, maior será a tendência de alta nas ações”, disse Joe Spinelli, do Deutsche Bank. “A postura gradual e lenta do Fed é propícia” a ativos mais arriscados, como obrigações de empresas e ações, afirma Krishna Memani, da Oppenheimer Funds.

No campo corporativo, a fabricante do Botox, Allergan, anunciou a compra da Kythera Biopharmaceuticals por US$ 2,1 bilhões. As ações da Allergan subiram 0,3%, enquanto as da Kythera saltaram 22%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?