As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 10, levando o índice Dow Jones ao maior ganho diário em mais de um mês, com as ações dos setores de tecnologia e finanças à frente, enquanto investidores reagiam a sinais encorajadores das negociações entre a Grécia e seus credores.
Os ganhos foram disseminados e marcaram uma reação após uma semana de perdas nas ações. Algumas das maiores reações foram de ações que vinham recuando em junho. Entre os índices, o Dow Jones subiu 236,36 pontos (1,33%), para 18.000,40 pontos, o Nasdaq avançou 62,82 pontos (1,25%), para 5.076,69 pontos, e o S&P 500 teve alta de 25,05 pontos (1,20%), para 2.105,20 pontos.
As ações já subiam no início do dia e avançaram pela manhã, enquanto os volumes negociados foram mais altos que em sessões anteriores, ainda que abaixo da média para o ano. As ações do setor de tecnologia, que recuaram em dias recentes, tiveram os maiores ganhos. O índice S&P 500 Information Technology avançou 1,6%, sua primeira alta em quatro sessões.
Bancos e outras empresas do setor financeiro também avançaram, puxados pela expectativa de que a alta nos juros fortaleça seus lucros.
Também ajudaram as ações as notícias de que a Grécia e seus credores estavam mais próximos de um acordo. Outro fator foi uma inesperada alta na demanda dos EUA por energia, que impulsionou os preços do petróleo para seu patamar mais alto neste ano, beneficiando as ações do setor de energia. As ações desse setor que fazem parte do S&P 500 avançaram 1,2% hoje.
“Tudo estava no lado positivo hoje”, disse Tom Carter, diretor-gerente da corretora JonesTrading. “Há um volume razoável. As pessoas estão vendo oportunidades no mercado”, avaliou.
Nesta quinta-feira, os investidores aguardam o dado de vendas no varejo, enquanto na sexta-feira haverá uma leitura de inflação em maio. Na próxima semana, o Federal Reserve, o banco central dos EUA, realiza sua reunião de política monetária, ainda que os investidores não esperem uma alta nos juros antes da reunião de setembro.
Entre as empresas, as ações da Johnson Controls subiram 3,9%, após a companhia informar que estava considerando a venda de seu negócio no setor automotivo. Netflix avançou 3,7%, após os detentores de ações da empresa aprovarem uma proposta para elevar o número de ações que a companhia pode emitir, gerando a expectativa de um possível desdobramento de ações. Fonte: Dow Jones Newswires