Economia

Bolsas fecham em baixa em NY por indefinção de juros

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quarta-feira, 19, depois de a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve dar poucos sinais sobre quando a taxa básica de juros será elevada. O índice Dow Jones chegou a operar em alta logo depois da divulgação do documento, mas o movimento positivo durou pouco.

O índice Dow Jones caiu 2,09 pontos (0,01%), para 17.685,73 pontos; o S&P 500 recuou 3,08 pontos (0,15%), para 2.048,72 pontos; e o Nasdaq perdeu 26,73 pontos (0,57%), para 4.675,71 pontos.

A ata mostrou que os dirigentes do Fed estão preocupados com um possível declínio das expectativas de inflação, o que favorece a defesa da manutenção dos juros baixos por mais tempo. No entanto, não houve consenso entre os dirigentes sobre como reformular a diretriz futura (guidance) para a perspectiva dos juros.

“Não parece que a ata do Fed nos deu qualquer revelação surpreendente”, afirmou Alan Gayle, diretor de alocação de ativos da RidgeWorth Investments. Outros analistas atribuíram o declínio dos índices hoje à recente série de recordes. “O recuo que vimos hoje não é nada mais que uma reação técnica ou de cansaço”, disse J.T. Cacciabaudo, diretor de operações com ações da Sterne Agee.

Entre os indicadores econômicos publicados mais cedo, as construções de moradias iniciadas nos EUA caíram 2,8% em outubro, contrariando a previsão de alta de 0,8%, enquanto as permissões para novas obras aumentaram 4,8%, mais do que a estimativa de avanço de 0,6%.

No noticiário corporativo, a varejista Target anunciou um inesperado crescimento do lucro no terceiro trimestre e uma alta de 2,8% nas vendas, para US$ 17,73 bilhões, acima das expectativas. As ações fecharam com +7,39%. Já a Cliffs Natural Resources despencou 19,98% depois de informar que está buscando opções para se desfazer da mina de minério de ferro Bloom Lake, no Canadá, diante do declínio dos preços internacionais da commodity. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?