Cidades

Bombeiros dizem que há casas noturnas de Guarulhos em situação irregular

Muitas casas noturnas de Guarulhos não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou estão com a documentação ultrapassada e vencida.

Essa foi a informação passada pelo sargento Fernando Carlos Silva, do setor de atividades técnicas dos Bombeiros, durante a primeira audiência de 2013 da Comissão Técnica Permanente de Obras e Serviços Públicos realizada nessa terça-feira na sala de reuniões da Câmara Municipal.


Embora o recesso parlamentar termine somente nesta sexta-feira, dia primeiro, devido à tragédia ocorrida na Cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a Comissão de Obras e Serviços Públicos resolveu antecipar o início dos trabalhos. A finalidade foi começar uma discussão mais profunda sobre a atual situação das Casas noturnas e locais que concentram grande quantidade de público.

O secretário Adjunto de Desenvolvimento Urbano admitiu que a pasta não conta com o número ideal de fiscais para cobrir a cidade. Mas, segundo ele, os servidores têm trabalhado muito para realizar as vistorias. Atualmente a SDU contaria com cerca de 110 fiscais.


Para o representante da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (ASSEAG), Flavio Geraidine Naressi, é preciso apertar mais a fiscalização nos locais que não possuam licença de funcionamento. Lembrou que nossa cidade já teve também tragédias em locais de Shows.

O secretário da Comissão, vereador Samuel Vasconcelos, alertou para a importância de vistoriar escolas estaduais, municipais e particulares. "Não podemos nos concentrar apenas nas casas noturnas e outros tipos de comércio", alertou Vasconcelos. Para o coordenador da Defesa Civil, Paulo Vitor, a cidade precisar cria a cultura de prevenção. "Quando se gasta com prevenção, tem-se a impressão que foi jogado dinheiro fora, pois nada aconteceu". Paulo Vitor lembra que é sempre melhor prevenir.

Ficou definida a criação de um fórum permanente de Segurança e Proteção, com a participação da Policia Militar, Defesa Civil, Bombeiros, ASSEAG, CREA, SDU, Câmara, Consegs e outras entidades representativas também podem requerer a participação no fórum.

A Comissão de Obras deverá marcar ainda no mês de fevereiro vistorias em diversos locais que concentrem grande número de pessoas. Ela é formada pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB) presidente, o vereador Samuel Vasconcelos (PT) como secretário e o vereador Luiz Matogrosso (PP) como membro.

Posso ajudar?