Depois de uma abertura em alta, a Bovespa perdeu força após o início dos negócios em Wall Street e migrou na manhã desta segunda-feira, 21, para o território negativo, perdendo o patamar dos 83 mil pontos. Às 10h55, o Ibovespa recuava 0,18%, aos 82.936,12 pontos, na contramão dos ganhos dos mercados acionários em Nova York e na Europa.
Segundo um operador, o mercado está sob efeito técnico do vencimento de opções sobre ações no período da manhã e a tendência é de que seja mantido esse comportamento lateral até o fim dos ajustes do exercício.
No exterior, o bom humor dos mercados acionários está relacionado à trégua na tensão comercial entre China e Estados Unidos.
Washington e Pequim disseram, em comunicado divulgado no sábado, que concordaram em reduzir substancialmente o déficit comercial americano com o gigante asiático.
Segundo o informe, os chineses irão ampliar significativamente suas compras de produtos e serviços dos americanos, embora ainda não estejam claros os montantes envolvidos.