Economia

Bovespa renova máximas com petróleo e Nova York

A Bovespa abriu em alta nesta segunda-feira, 10, e renovou máximas, refletindo o início dos negócios em Nova York. Às 10h40, o Ibovespa avançava 0,85%, aos 61.630,48 pontos.

A expectativa em Wall Street, porém, é de volumes mais baixos, já que hoje os Estados Unidos celebram o feriado do Dia de Colombo.

Os ganhos nos mercados acionários são motivados principalmente pela recuperação dos preços do petróleo nesta manhã, que sobem mais de 2,0% em meio à expectativa sobre um acordo entre países importantes do setor para limitar a produção.

Em Nova York, o Dow Jones subia 0,52%, o Nasdaq avançava 0,49% e o S&P 500 tinha alta de 0,51%. Por lá, os agentes acompanham as negociações entre produtores de petróleo que ocorrem em Istambul, cidade que sedia uma conferência sobre energia.

O diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, disse que um acordo entre grandes produtores poderia equilibrar o mercado antes do esperado. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que seu país está pronto para se unir ao esforço comum para limitar a produção, enquanto o ministro saudita de Energia, Khalid al-Falih, disse que está otimista com a chance de um acordo.

Posso ajudar?