Economia

Bovespa sobe com Petrobras e alta generalizada dos papeis

A Bovespa sobe nesta quarta-feira, 30, acima dos 45 mil pontos com uma alta generalizada das ações. Apenas três papeis estavam com o sinal negativo no momento da publicação deste texto. As ações da Petrobras, que anunciou na terça-feira, 29, à noite um aumento no preço dos combustíveis, lideram o ranking de maiores altas da carteira Ibovespa.

Às 10h26, o Ibovespa subia 2,41% aos 45.222,84 pontos. Além da alta de quase 9% nas ações ordinárias e preferenciais da Petrobras, blue chips como Vale, Bradesco, Itaú Unibanco sobem perto de 2% ou mais. Os papeis da petroleira chegaram a ficar em leilão por quase 20 minutos na abertura do pregão.

Do exterior, a Bovespa recebe sinalização positiva. As bolsas em Nova York abriram em alta, confirmando o comportamento dos futuros. E na Europa, as principais bolsas também sobem. Frankfurt, Paris e Londres avançam mais de 2%.

Mais cedo, o Broadcast (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) confirmou a saída do ministro Aloizio Mercadante (PT) da Casa Civil. Ele deve voltar a ser ministro da Educação. Segundo fontes, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, será o novo ministro da Casa Civil. Ao Broadcast, Wagner, entretanto, diz que a sua mudança é “especulação”.

Nesta manhã de quarta-feira, BC divulgou que o déficit primário do setor público em agosto foi de R$ 7,310 bilhões em agosto, muito perto da mediana negativa de R$ 7,050 bilhões das estimativas do mercado, calculada pelo AE Projeções, serviço especializado da Agência Estado.

Posso ajudar?