O Brasil quase dobrou o número de Leões conquistados no Lions Health, evento paralelo ao Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade. O País angariou um total de 17 prêmios, contra 9 do ano passado. Novamente, o destaque foi na categoria Health & Wellness, voltada para ações ligadas ao bem-estar, que contabilizou 16 Prêmios, incluindo 5 ouros. Em Pharma, que premia campanhas voltadas à indústria farmacêutica, o País ganhou um bronze.
Com a performance, o Brasil volta a ser o campeão em número de Leões no festival voltado à saúde e ao bem-estar – embora não tenha recebido nenhum Grand Prix (grande prêmio). No ano passado, o País já havia liderado a premiação, segundo o mesmo critério. O festival entrou em 2015 em sua segunda edição e teve mais de 1,8 mil trabalhos concorrentes, um crescimento de 30% em relação ao ano passado.
Entre as campanhas brasileiras, os cinco Leões de ouros foram para campanhas da FCB Brasil (para a marca de protetor solar infantil Nivea Sun Kids), Ogilvy Brasil (outra marca de protetor, a Sol de Janeiro, da Granado), fraldas Huggies (MoodTBWA) e a organização voltada ao apoio a crianças com câncer Graac (também da Ogilvy Brasil). Esta última recebeu dois Leões – uma mesma campanha pode receber mais de um prêmio, pois as peças são avaliadas em diferentes subcategorias.
As pratas foram para AlmapBBDO (para o cliente Bayer), MoodTBWA (para a Huggies), FCB (Nivea Sun Kids) e Ogilvy (tanto para a campanha da Graac quanto para a da Sol de Janeiro). A campanha para o Sol de Janeiro levou ainda um bronze. Uma campanha da JWT para a organização alcoólicos anônimos levou dois bronzes. Purina (NBS), Mars Brasil (AlmapBBDO) e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Leo Burnett) completaram o quadro de premiados.
Na categoria Pharma, o Brasil recebeu um Leão de Bronze para uma campanha da Revolution Brasil, de Salvador, para a Farmácias SantAna.
Depois de ganhar o Grand Prix de Mobile Lions no ano passado com uma ação para a Nivea Sun Kids, a FCB Brasil voltou a ser premiada com um trabalho para a marca. Desta vez, a agência desenvolveu bonecas que simulam a pele vermelha queimada de sol para conscientizar as crianças sobre o uso do protetor solar. Segundo o presidente da FCB Brasil, Aurélio Lopes, a ação começou a ser feita nas praias brasileiras nas últimas semanas. Segundo ele, a campanha deverá ganhar escala no verão.
Para Ricardo John, vice-presidente de criação da JWT, que representou o Brasil no júri de Health & Wellness, as campanhas brasileiras tiveram uma alta concentração de emoção – o que acabou conquistando a simpatia do júri. Além disso, ele ressaltou que os trabalhos nacionais apresentaram um “acabamento muito aprimorado” do ponto de vista de produção.
Os grandes prêmios foram para campanhas de conscientização e prevenção de doenças. Em Pharma, venceu uma ação de prevenção ao colesterol e a doenças cardíacas, desenvolvida pela DigitasLBI, de Nova York, para o laboratório Astra Zeneca. Em Health & Wellness, venceu uma campanha da marca Always, da P&G, feita pela Leo Burnett México. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.