A seleção brasileira enfrentará a Argentina logo na terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, com a equipe dirigida por Dunga atuando fora de casa, em confronto que ocorrerá no mês de novembro. Já o duelo no Brasil entre as duas potências sul-americanas será disputado na 11ª rodada do torneio classificatório, prevista para ser realizada em 2017.
O sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 está marcado para este sábado, em São Petersburgo, na Rússia, a partir das 12 horas (de Brasília), mas nesta sexta-feira a Fifa já divulgou uma tabela prévia da disputa na América do Sul.
A definição sobre as rodadas dos confrontos entre as seleções do Brasil e da Argentina foi possível porque a Fifa optou por determinar, antes do sorteio, essas equipes como Time 5 e Time 4, respectivamente. A justificativa da entidade para isso foi evitar que alguma outra seleção enfrente brasileiros e argentinas em uma mesma rodada dupla, como é disputada as Eliminatórias Sul-Americanas.
Assim, neste sábado, a Fifa vai sortear a posição das outras oito seleções participantes do torneio classificatório. São elas: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A partir daí, as equipes vão se “encaixar” na tabela do torneio classificatório.
Nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, marcadas para outubro, o Brasil terá pela frente o Time 2, fora de casa, na sua estreia, e o Time 7, como mandante, na sequência.
Ainda com dois jogos de suspensão para cumprir em função de cartão vermelho e incidentes na Copa América, o atacante Neymar deve ficar fora desse dois compromissos, a não ser que a CBF tenha êxito no seu recurso. Assim, o astro do Barcelona estrearia nas Eliminatórias exatamente no confronto com a Argentina.
Esta será a primeira vez nos últimos anos que a ordem dos confrontos das Eliminatórias Sul-Americanas será determinado através de um sorteio. Anteriormente, nos torneios classificatórios das Copas de 2002, 2006 e 2010, o Brasil estreou contra a Colômbia como visitante e fechou sua participação diante da Bolívia, em casa – a seleção não participou das Eliminatórias de 2014 por ser o país-sede da Copa.
As dez seleções sul-americanas vão se enfrentar em sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta, em 18 rodadas. Os quatro primeiros colocados se classificam para a Copa do Mundo de 2018, enquanto o quinto disputará uma repescagem intercontinental.