Guarulhos pleiteará recursos no Brasil Sorridente para colocar implante dentário e aparelhos pelo SUS após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciar em Brasília, na última sexta-feira, a ampliação do Programa Brasil Sorridente.
Os recursos para a inclusão dos novos tratamentos – implantes dentários e aparelhos ortodônticos – serão repassados diretamente pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para as secretarias estaduais e municipais de saúde.
A cidade de Guarulhos já é conveniada ao programa e, com a expansão, espera a liberação dos recursos para implantar os novos procedimentos. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que ainda não pode "responder sobre as projeções de pessoas atendidas na nova fase, uma vez que o município dependerá desses repasses".
A secretaria informa ainda, através da assessoria de imprensa, que "independentemente dessa medida, o município já oferece aparelhos ortodônticos para grupos específicos desde 2009, ou seja, para portadores de lesões labiopalatais (fissurados) e também para respiradores bucais".
Sobre os atendimentos, a nota diz também que "só em 2010 foram atendidas 688 pessoas somente neste serviço. Além disso, foram tratados aproximadamente 3.150 canais, 5.900 próteses entregues, num total de quase 90.000 procedimentos em 2010 nos quatro CEOs do município".