O brasileiro está investindo mais em produtos de qualidade para melhorar a aparência. Segundo a pesquisa divulgada pelo Ibope, neste mês, sobre o novo consumidor brasileiro, 72% dos entrevistados acreditam que cuidar da aparência é importante para ficar atraente para o sexo oposto.
De acordo com a pedagoga e diretora da agência curitibana Par Ideal, Sheila Rigler, ao escolher o que usar, uma pessoa pode passar diversas mensagens. A de ser relaxado, cuidadoso, moderno, conservador, antenado, clássico, despojado, cafona ou de bom gosto. Por isso, é preciso muito cuidado e critério com as peças do guarda-roupa. A agência de relacionamentos Par Ideal investigou os itens que são abomináveis para as mulheres. A pesquisa revelou que pochete e sapato social com meia branca não devem estar no guarda-roupa de nenhum homem.
Mas além das roupas, tem crescido a preocupação de homens e mulheres com a qualidade dos produtos de higiene pessoal, como creme para o corpo, para pentear os cabelos, hidratante, produtos para limpeza do rosto e creme para as mãos, que tem apresentado um crescimento no consumo. Para 75% dos entrevistados pelo Ibope, gastar um pouco mais com a qualidade destes produtos é válido, e para muitos, gastar pelo menos 10% da renda mensal com a aparência é normal.
De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ibope Mídia sobre o comportamento do homem moderno, 56% afirma usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.