Cidades

Cachorrinha com pata dilacerada e 12 filhotes é resgatada no Alvorada

Cindy se alimentava de lixo para conseguir amamentar seus filhotes e terá que amputar a pata machucada; instituição aceita doações

A vida difícil de uma cachorrinha de rua começou a mudar nesta terça-feira, 16/2, em Guarulhos. Abandonada, com a pata dilacerada e se alimentando de lixo para amamentar 12 filhotes recém-nascidos, Cindy foi resgatada por uma OSC (organização de sociedade civil) e passará por um processo de recuperação até ganhar um novo lar.

O resgate aconteceu em um terreno na rua Nídia, no Parque Alvorada. Acredita-se que a cadela, cuja história ficou conhecida através de uma publicação no Facebook, esteja morando nas ruas há meses. “Fiquei comovida com o caso. Jogaram ela na rua com um monte de filhotes já mortos. Ela só pode entrar no cio depois de seis meses, portanto, depois de uma nova gestação. É possível que ela esteja abandonada há cerca de um ano”, explica Solange Ferreira, presidente da Osc Sol Ferreira e responsável pela ação.

As contas da ativista são baseadas na última gestação, encerrada no dia 8, quando Cindy ganhou os 12 filhotes e passou a se alimentar de lixo para tentar amamentá-los. Além da tentativa desesperada ter sido em vão, ela tem vomitado plásticos rejeitados pelo seu organismo. “Ela é uma cachorra de porte grande e está muito emagrecida. Provavelmente está anêmica, porque são 12 filhotes se amamentando dela e não há leite suficiente. Vamos entrar com uma dieta diferenciada, com vitaminas que a gente coloca na ração. Assim, intercalando com as mamadeiras, os filhotes serão amamentados. Depois de um mês, todos serão vermifugados e, após 50 dias, serão levados à adoção responsável e acompanhada por seis meses, até a data da castração”, completa.

Além do drama de comer lixo para tentar alimentar os filhos, Cindy – que tem cerca de três anos segundo avaliação da veterinária – foi atropelada antes da última gestação e teve a pata dilacerada no acidente. Ela anda com dificuldade e provavelmente sofrerá a amputação do membro. “Vamos ao ortopedista, mas deve amputar com cerca de 90 dias de recuperação”, explica Sol, que garante que, diferente dos filhotes, a cadelinha será castrada antes da data da adoção.

Sol conheceu a história de Cindy no Facebook e fez um grande esforço para resgatar a mamãe abandonada. A associação que preside fica localizada em São Bernardo e foi necessário realizar um longo trajeto para a ação. “É um sentimento de alívio, porque eles são gratos e demonstram essa gratidão no olhar e no jeito de agir. A Cindy mesmo não rosnou em momento algum. Ela sabe que está sendo cuidada e seus filhotinhos terão uma vida digna daqui pra frente. Ela não vai precisar sobreviver de lixo”, finaliza.

Resgates desde 2014

A OSC Sol Ferreira trabalha há sete anos com reabilitação animal. Há cerca de um ano o CNPJ foi criado para, de acordo com Sol, “dar voz a quem não tem”. A organização disponibiliza páginas no Instagram e no Facebook para quem quiser acompanhar e apoiar a causa.

Doações

Interessados podem ajudar a Cindy, que possivelmente passará por uma cirurgia. A organização de Sol tem CNPJ, que também é o PIX para doações e ela responde a todos no Whatsapp (11) 9 4611-1849. A chave de arrecadação bancária é a 37.333.013/0001-92

Castrar é essencial

“Castrando-se um salva-se muitos”. É a definição de Sol a respeito do tema. Segundo ela, o ato de castrar evita que o animal entre no cio, sobretudo as cachorrinhas de rua, que são procuradas por outros cães. Além da cadela dar cria, ela pode sofrer com doenças gravíssimas obtidas em decorrência de infecções. Por fim, assim como Cindy, muitos filhotes indefesos podem ficar sem teto e sem rumo após o nascimento. É essencial, portanto, que fêmeas e machos passem pelo procedimento.

Em Guarulhos, com certa frequência, a Prefeitura tem um programa de castração gratuita por meio de agendamentos realizados no dpan.guarulhos.sp.gov.br. Há também o Castramóvel, programa que leva o serviço a diversos bairros da cidade e será retomado, de acordo com a administração, até início de março.

Posso ajudar?