Whatsapp

Calçadas ao redor da Base Aérea causam transtornos a pedestres

Nos últimos meses pedestres que utilizam as calçadas ao redor da Base Aérea de São Paulo em Guarulhos, localizada em Cumbica, reclamam de lixo e mato alto que obrigam a passagem a ser feita pela rua, podendo causa graves acidentes. A prefeitura esclarece que a manutenção das calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel. A unidade aérea nega a informação.
 
Segundo munícipes, a situação na avenida Monteiro Lobato é complicada, sendo preciso redobrar os cuidados ao caminhar para não escorregar, ou sujar as roupas e ao utilizar a rua para seguir o caminho – uma vez que as calçadas estão tomadas de lixo – é preciso tomar cuidado para não ser atropelado. Segundo relatos enviados ao GuarulhosWeb via WhatsApp, os motoristas que circulam pelo local costumam exagerar na velocidade.
 
O ponto com maiores problemas estaria localizado em um trecho próximo ao viaduto que dá acesso ao Cecap, onde há um desnível do asfalto para a guia.
 
A prefeitura informou que apesar da responsabilidade da manutenção da calçada ser do proprietário do imóvel, a Proguaru esteve no local nesta terça-feira (16) para realizar a limpeza.
 
Ainda segundo a prefeitura, a fiscalização é realizada rotineiramente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O valor da multa ao proprietário varia de acordo com a gravidade da situação. A prefeitura não informou se a Base Aérea de São Paulo foi notificada sobre o problema.
 
 
Já a Base Aérea de São Paulo afirma que a manutenção das áreas externas são de responsabilidade da Prefeitura de Guarulhos. Porém tem feito gestões junto ao órgão para que o trabalho de limpeza e conservação seja mantido regularmente.
 
A unidade aérea explicou ainda que utiliza recursos e mão-de-obra próprios para realizar a limpeza, porém  “os recentes cortes orçamentários no âmbito federal e a redução de efetivo vem dificultando ainda mais esta atividade”.   
 

Posso ajudar?