Na última terça-feira (23), depois da sessão Ordinária, foi realizada a primeira reunião da Comissão Executiva do Parlamento Jovem. Trata-se de um projeto novo na Câmara de Guarulhos que visa proporcionar aos jovens da cidade a experiência de ser um vereador por um dia.
A Comissão é composta pelos vereadores Americano (PHS), Elmer Japonês (PSC), Gileno (PSL), Guti (PV), Lamé (PTdoB), Luiz Matogrosso (PP), Pastor Anistaldo (PSB), Pr. João Barbosa (PRB), Paulo Sergio Rodrigues Alves (PR), Romildo Santos (PSDB) e Toninho Magalhães Filho (PTC).
A data do evento já foi definida para 23 de outubro. Na ocasião, os adolescentes passarão pela cerimônia de posse e vão vivenciar o exercício do mandato, inclusive com votação de projetos de lei.
Poderão participar estudantes de todas as escolas de Guarulhos (públicas e particulares), do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e que tenham, no máximo, 17 anos de idade.
O vereador Toninho Magalhães Filho, presidente da Comissão, deu mais informações sobre o projeto e afirmou que o evento é "uma boa oportunidade para incentivar os jovens no interesse pela política, além de mostrar como funciona o dia-a-dia dos vereadores".
A próxima reunião da Comissão será no dia 7 de maio, após a sessão Ordinária, e abordará questões como o cronograma do evento, regimento e ficha de inscrição. Em breve, serão divulgados os detalhes do que os jovens precisam para participar.
O Parlamento Jovem
Para entender melhor como é o trabalho de um vereador, o jovem passará por uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Guarulhos, com diplomação e exercício de mandato. Haverá escolha da Mesa Diretora, responsável por presidir os trabalhos realizados pelos jovens no Plenário.
A apresentação e discussão dos projetos de Lei devem seguir os assuntos dos Partidos Temáticos. Os partidos são: da Cultura, da Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos, da Educação, do Emprego, dos Esportes, da Habitação, da Juventude, da Natureza, da Saúde e da Segurança Pública.