Apesar de estar na competência administrativa do Governo do Estado, a Câmara Municipal criou nesta terça-feira, 14, uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar possíveis irregularidades no HGG (Hospital Geral de Guarulhos). A sugestão partiu do vereador Elmer Japonês (PR), que não foi bem vista ou aceita pela bancada do PSDB. Os tucanos optaram por não indicar nenhum parlamentar para participar da comissão. “É inconstitucional. Eu acho que a comissão de Saúde da Casa deveria convidar gentilmente o diretor para vir na Câmara Municipal dar uma satisfação para os vereadores e a população”, criticou o vereador Geraldo Celestino (PSDB).
Já o vereador Elmer Japonês (PR), autor da sugestão e presidente da Comissão, diz saber que a competência é do Governo do Estado em tomar as devidas providências administrativas em relação ao empreendimento, mas afirma que as constantes indagações que vem recebendo da população sobre o atendimento o motivou a tomar esta atitude. Ele também reitera que pretende buscar investimentos para o HGG, por meio da CEI.
“Também faz parte do nosso município e o nosso dever como vereador e fazendo atendimento de pessoas que moram no nosso município, me sinto na obrigação de tentar trazer verba para o Hospital Geral. Vou trazer os deputados estaduais da cidade e convidar também o nosso deputado federal Eli Corrêa (DEM)”, justificou o vereador Elmer Japonês.
A comissão, que recebeu a chancela da Câmara nesta terça-feira, 14, está prevista para ter seu início nesta quinta-feira, 16. Nela seu mandatário pretende propor aos demais integrantes a elaboração de relatórios contínuos para serem enviados a Assembleia Legislativa do Estado. Dentre os demais propósitos, Elmer acredita na possibilidade de angariar recursos, por meio do governo estadual, para investimentos em melhorias naquele equipamento.
“A cidade não pode receber verbas porque está inadimplente, mas o Hospital Geral pode. A gente está passando por dificuldades no nosso município e se tem essa brecha de poder ajudar o Hospital Geral, acredito que o meu intuito é também não só prejudicar. O Hospital Geral auxilia muito na Saúde de Guarulhos. Então, vou para investigar e ajudar também”, concluiu.