Por determinação do Ministério Público do Estado, a Câmara Municipal de Guarulhos está obrigada a reduzir o número de funcionários comissionados em 25% no prazo de 180 dias, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta. Segundo o GuarulhosWeb apurou, cerca de 50 pessoas deverão perder seus cargos neste período. A ação é uma tentativa para diminuir os gastos que já estão na mira da Promotoria e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O processo tramita desde 2013, quando o presidente da Casa era o atual mandatário Eduardo Soltur (PSD). Na ocasião, o TCE rejeitou as contas da Câmara referentes àquele ano. O relatório indicou que havia um excesso de funcionários comissionados (aqueles que não passam por concurso público e têm cargo de confiança).
Em entrevista à TV Globo, o promotor Ricardo Manoel Castro afirmou que trata-se de um problema de eficiência, já que – no entendimento dele – “a livre nomeação dá ensejo a apadrinhamentos que não necessariamente revertem eficiência para o serviço público”, disse.