A iniciativa desta campanha na cidade é da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Este ano será iluminado o antigo prédio da Câmara Municipal e a fachada do Shopping Internacional. A cor azul faz referência ao número de crianças do sexo masculino que nascem com o transtorno, numa proporção de quatro para um em relação ao sexo feminino.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre o autismo e promover a inclusão social. Os servidores municipais e toda a população da cidade estão convidados a vestir azul nesta data em apoio à campanha.
No Brasil, vários pontos históricos e arquitetônicos participarão da campanha. A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da população sobre o assunto.
Autismo
Em Guarulhos, o número aproximado de crianças com autismo é de mil casos. O autismo faz parte do grupo de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento que apresenta vários graus de comprometimento. Os principais sintomas são a dificuldade de comunicação verbal ou não verbal, linguagem e interação social, além de apresentar um comportamento repetitivo, que geralmente persiste ao longo da vida.
Quanto antes for diagnosticado e iniciado o tratamento com equipe multidisciplinar – envolvendo médicos, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, professores e nutricionista – melhores serão os resultados obtidos e o desenvolvimento cognitivo da criança.