O brasileiro já se habituou a usar máscara e álcool em gel e manter distanciamento social. Mas é importante, mesmo após ter recebido a vacina contra a covid-19, que esses cuidados sejam mantidos. É com esse mote que o consórcio de veículos de imprensa, formado pelo jornal O Estado de S. Paulo, <i>TV Globo</i>, <i>G1</i>, <i>GloboNews</i>, <i>O Globo</i>, <i>Extra</i>, <i>Folha de S.Paulo</i> e <i>UOL</i>, lança nesta segunda-feira, 18, a terceira fase da campanha Vacina Sim, com filmes para TV, ação nas redes sociais e peças para as mídias digitais e impressas.
Haverá ainda o reforço da mensagem com a participação de mais de 70 marcas associadas.
"Esta fase reforça o propósito da criação do consórcio, que é o combate à desinformação. Agora mostrando a necessidade de manter as medidas necessárias", afirma Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da <i>Globo</i>.
"O avanço da vacinação, ainda muito lento, é fundamental para reduzirmos o número de vítimas e para que a economia seja reativada, gerando empregos. Não há outro caminho e vamos seguir priorizando essa campanha por quanto tempo for necessário", destaca João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado.
Como ressalta o diretor de Redação da <i>Folha de S.Paulo</i>, Sérgio Dávila, esse trabalho cumpre também um papel importante "em um momento em que brasileiros estão deixando de tomar a segunda dose, não completando, assim, o ciclo necessário de imunização".
"A campanha, que sempre teve o objetivo de informar, amplia essa proposta chamando novos atores da sociedade para unir forças contra a desinformação, incentivando o autocuidado e o cuidado ao próximo", diz Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da <i>Globo</i>.
Entre esses apoiadores está a <i>Rádio CBN</i>. Segundo seu diretor executivo de Jornalismo, Pedro Dias Leite, "a informação é uma das principais armas para combater a pandemia". "Estamos engajados em conscientizar e orientar nossos ouvintes, em parceria com o consórcio, para ajudar o Brasil a superar essa tragédia o quanto antes."
Murilo Garavello, diretor de conteúdo do <i>UOL</i>, destaca o alcance que a campanha já atingiu. "Enquanto a gestão da saúde no País acontece de forma descoordenada, com mensagens difusas, o esforço e as ações estruturadas do consórcio com a campanha #VacinaSim têm se provado essenciais para conscientizar a população."
Alan Gripp, diretor de <i>O Globo</i>, afirma que "a união das maiores redações do País criou uma fonte vital de dados para a elaboração de políticas públicas de combate à covid-19". "E jogou luz sobre a relevância de informações confiáveis em tempos de fake news."
<b>Histórico</b>
A campanha Vacina Sim teve início em janeiro, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância da vacina.
A segunda etapa contou com a participação de jornalistas, colunistas, atores e apresentadores de TV.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>