A luta por um lugar na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional promete ser bastante intensa nestes 30 dias que antecedem o pleito eleitoral de 5 de outubro. A estimativa é que os 37 candidatos que representam a cidade nesta eleição possam investir em suas campanhas nesta reta final a quantia de R$ 120 milhões. Eles estão de olho nos votos de 860 mil pessoas que compõem o segundo maior colégio eleitoral do Estado.
Apesar do potencial eleitoral, Guarulhos historicamente tem uma baixa representatividade tanto na Câmara dos Deputados como na Assembleia Legislativa, já que boa parte dos votos de guarulhenses são depositados em candidatos de outras cidades, que não têm qualquer compromisso com Guarulhos.
Em 2010, com votos decisivos de guarulhenses, foram eleitos apenas Janete Pietá (PT) e Carlos Roberto (PSDB), como suplente, para o Congresso Nacional, enquanto só Alencar Santana (PT) conseguiu lugar na Assembleia Legislativa. Eli Correia Filho e Jorge Tadeu, ambos do DEM, que se elegeram como deputados federais ligados a Guarulhos, tiveram votação bastante baixa no município, pouco representativa para o sucesso deles nas urnas.
Candidatos escondem o jogo
Apesar da eleição se aproximar, os candidatos ouvidos pelo Ótimo procuram esconder as táticas que usarão nesta reta final da campanha. Certo apenas que o número de carros de som nas ruas, assim como o volume das propagandas, devem aumentar consideravelmente.
Presidente da Câmara Municipal e candidato a deputado federal pelo PSD, Eduardo Soltur confirmou a necessidade de ampliar os serviços de campanha como estratégia para conquistar o eleitor. Segundo ele, a decisão em relação ao voto somente é definida por eles nos últimos 15 dias do processo eleitoral. “A tendência é intensificar a campanha e oferecer melhor suporte nesta reta final, além de fazer uma campanha inteligente, porém, não posso revelar quais métodos iremos utilizar, até porque estamos vivendo um momento de forte instabilidade política no País e isso quer queira quer não afeta os municípios”, declarou Soltur.
Já o candidato a deputado estadual e ex-vereador Eduardo Kamei (PEN) também parte da mesma premissa que o parlamentar do PSD. Mas aposta no investimento em materiais de campanha como estratégia. “Vamos aumentar sem dúvida alguma a intensidade da nossa campanha, no entanto, a fórmula é um segredo de estado. Precisamos investir tudo e mais um pouco nesta reta de chegada”, explicou Kamei.
Eleitores podem esperar mais carros de som e presença nas ruas
O candidato à reeleição a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Alencar Santana, afirmou que sua campanha está sendo intensificada e planejada desde a liberação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Aumentamos o ritmo da campanha ao longo dela e acredito que vamos chegar nestes últimos dias com força. Vou apostar como estratégia nos carros de som e na presença física nas ruas”, esclareceu.
Candidato a deputado estadual pela coligação Projeto Vitória e vereador da atual legislatura, Gileno (PSL) preferiu não revelar seus planos para os últimos 30 dias de campanha e apenas ressaltou a participação efetiva da legenda durante o período eleitoral. “O partido manda o material para divulgação, mas isso não significa que será gasto o valor total disponibilizado pela sigla, até por que a verba é destinada para a coligação”.
Representante do Partido Verde na corrida por um lugar no Congresso Nacional, Guti acredita que não existe outra fórmula neste momento a não ser manter o ritmo inicial estabelecido em sua campanha. Enquanto isso, Geraldo Celestino (PSDB) confirmou que irá intensificar sua campanha para que seja eleito deputado estadual no dia 5 de outubro.
Nomes de Guarulhos para deputado estadual que se mantém na disputa
*Adriana Afonso (PTC)
*Alan Neto (DEM)
*Alencar Santana (PT)
*Alexandre Kise (PCdoB)
*Aloísio Gama (PT)
*Antônio D’Agostino (PV)
*Auriel Brito (PT)
*Daniel Ferreira (PSC)
*Eduardo Kamei (PEN)
*Euflates Lima (PSOL)
*Geraldo Celestino (PSDB)
*Gil Lima (PSOL)
*Gileno (PSL)
*Heleno Metalúrgico (PDT)
*Jean Gaspar (PSB)
*João Zafalão (PSTU)
*Jorge Wilson (PRB)
*José Ferreira (PSOL)
*Lameh Smeili (PTdoB)
*Lourdes Marinelli (PDT)
*Paulo Sérgio (PR) (candidatura sendo analisada ainda)
Candidatos de Guarulhos para deputado federal
*Abdo Mazloum (PDT)
*Anselmo Pires (PSOL)
*Dona Maria (PT)
*Eduardo Soltur (PSD)
*Eli Corrêa Filho (DEM)
*Elmer Japonês (PSC)
*Emerson Cavadas (PSDB)
*Guti (PV) Aprovada
*Íris das Rosas (PSOL)
*Janete Pietá (PT)
*Jorge Tadeu (DEM)
*Júnior Garcia (PMN)
*Naliene Moura (PDT)
*Márcio Nakashima (PMDB)
*Thiago Bellezzo (PTB)