O carro da candidata do PSDB à prefeitura de São Vicente, Solange Freitas, foi atingido por disparos de arma de fogo, na manhã desta quarta-feira, 11, na Vila Voturuá, área urbana do município. Os disparos foram feitos por uma pessoa em uma moto que emparelhou com o carro da candidata. Ao menos quatro tiros atingiram a janela do passageiro, onde Solange estava sentada. O vidro, blindado, resistiu aos impactos. A tucana estava acompanhada do candidato a vice, Gil dos Santos, também do PSDB, e de três assessores. Ninguém se feriu.
O ataque aconteceu às 10h30, na Avenida Monteiro Lobato, quando Solange cumpria compromissos de campanha. Acionada, a Polícia Militar fez buscas na região, mas não localizou o autor dos disparos. A Polícia Civil informou ter requisitado imagens de câmeras instaladas na região na tentativa de chegar ao atirador. O carro passará por perícia. A assessoria da candidata informou que todas as pessoas que estavam no veículo passam bem e que Solange está colaborando com a investigação. Jornalista, Solange Freitas atuava na equipe da <i>TV Tribuna</i>, afiliada da <i>Rede Globo </i>em Santos, e se desligou este ano para disputar sua primeira eleição.
Na terça-feira, 10, em um vídeo postado em rede social, a tucana reclamou de perseguição à sua candidatura e pediu segurança. Ela conta que, no dia 14 de outubro, seu comitê eleitoral na área continental da cidade, na Avenida do Quarentenário, foi invadido durante a madrugada. A fiação elétrica foi arrancada e a porta foi destruída. Os invasores quebraram também uma placa com o nome da candidata. Solange também recebeu ameaças.
<b>Inquérito da Polícia Civil investiga atuação do PCC nas eleições</b>
Um inquérito aberto pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo investiga possível atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas eleições municipais. Conforme apuração preliminar, a facção estaria usando seu poder para impedir que candidatos do PSDB pedissem votos em comunidades dominadas pela facção em algumas regiões do Estado, entre elas a Baixada Santista, onde fica São Vicente.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado informou que a Polícia Civil de São Vicente investiga o crime denunciado pela candidata. O PSDB de São Paulo informou em nota que se solidariza com a candidata e sua equipe, vítimas de atentado a tiros, e disse que Solange vai prosseguir com seu propósito de propiciar dias melhores à cidade. "O PSDB espera a rápida elucidação do caso pelas autoridades e a exemplar punição de seus autores", diz a nota.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez uma postagem em rede social condenado o ataque à candidata do partido. "O atentado contra a jornalista @Solange Freitas, que concorre à Prefeitura de São Vicente, no litoral de SP, é uma violência condenável e um ataque à democracia", disse. Ele acrescentou ter determinado à Polícia Civil todo empenho para esclarecer o crime e prender o criminoso.