Cidades

Casal guarulhense constrói lar reciclável no bairro Morros e economiza 70% em obras

Já imaginou economizar R$ 750 por mês e ainda colaborar para um mundo mais sustentável? Foram estas ideias sedutoras que motivaram um casal a construir uma casa própria feita com materiais recicláveis, na Rua Roberto Correia Viana, nº 57, no bairro Morros, em Guarulhos.
 
A bioconstrução, nome dado ao projeto, da professora Adriana Meireles Beani, 41, e do chef de cozinha Daniel Beani, 40, deve ficar pronta apenas em dezembro, mas já tem deixado todos animados. Além do casal, as meninas Laura Marques Meireles de Oliveira, 17, e Amanda Meireles Beani, 3, também vão morar no local.
 
Segundo Adriana, que hoje paga um aluguel de R$ 750 para morar em um imóvel na Avenida Wilson Celestino, na Vila São João, fazer uma casa com material reciclável vai gerar uma economia de 70% na renda da família em relação a uma obra de alvenaria.
 
"Ouvi sobre este assunto durante a minha graduação. Decidimos unir o útil com o agradável, construindo uma casa boa, bonita e barata, dentro de nossas condições, além de ajudar o planeta", disse a professora, que dá aulas de Ciências Físicas e Biológicas. Daniel, atualmente, está desempregado. O casal tem cadastro no programa "Minha Casa Minha Vida" há 12 anos e, há mais de meia década, busca atualizá-lo. Durante este período, até tentaram incluir o nome da filha caçula após seu nascimento. Sem sucesso.
 
"O desafio do projeto é colocar em prática todas as técnicas necessárias em uma área urbana. A casa será convencional, dentro dos padrões de uma construção de alvenaria. Porém, no local dos blocos, serão usadas garrafas pet de 2 litros preenchidas com a terra excedente do terreno. Elas serão presas na posição vertical.
 
Também serão reaproveitadas placas de madeira, caixinhas de leite, entre outras coisas recolhidas na rua e em caçambas de entulhos com a ajuda dos nossos amigos", destacou Adriana. Além de todos estes materiais, o casal vai utilizar outros itens que já tem em mãos: pneus, janelas e portas usadas, bem como, sobras de azulejos e telhas.
 
IPTU Verde
Por ser um projeto sustentável, Adriana e Daniel pretendem, futuramente, conseguir benefícios junto à Prefeitura de Guarulhos por meio do IPTU Verde. O texto, que está em vigor desde dezembro de 2010, concede descontos no IPTU aos moradores da cidade que possuem práticas benéficas ao meio ambiente, como: plantar árvores, manter áreas com gramados ou jardins, utilizar energia solar, reaproveitar água de chuva, entre outras ações. 
 
Mutirão
Para realizar este sonho, o casal, no entanto, depende da ajuda de voluntários – tanto para reunir materiais como para construir o imóvel. Alguns amigos, como a bióloga Ruth Carmona, já colaboram com o projeto.
 
Por meio das redes sociais, a professora e o chef tentam angariar mais pessoas para transformar a bioconstrução em realidade. "Realizamos mutirão às sextas à tarde e aos sábados e domingos, o dia todo", finalizou Adriana. Para conhecer mais informações sobre o projeto e saber como colaborar, acesse: https://www.facebook.com/events/531287004263837/?ti=ia.

Posso ajudar?