Esportes

Casal guarulhense termina em quinto lugar no Rally Transcatarina 2018

O casal guarulhense Kleber e Fernanda Santana, moradores da Vila Galvão, subiram ao pódio do Rally Transcatarina 2018. A dupla ficou em quinto lugar na competição que aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho. O evento cruzou Santa Catarina entre Friburgo e Blumenau. 
 
Foi a 10ª edição do evento, um dos maiores off-road do País, que contou com 242 veículos que participaram de 120 horas de competição. O rally exigiu técnica, experiência e habilidade de pilotos e navegadores. Com constantes mudanças de direção e de média de velocidade (acelera e freia), manter os dados exigidos em planilha foi tarefa difícil.
 
A dupla de Guarulhos conquistou o quinto lugar no resultado acumulado da categoria Turismo e, entre os atletas da categoria (com 29 veículos), manteve-se focada do início ao fim da disputa. “No Transcatarina estão só os fortes. O nível de competitividade é muito alto, e os resultados são definidos nos detalhes, nos décimos de segundos. É motivo de muito orgulho estar entre os melhores desta competição”, comentou Kleber.
 
O roteiro foi variado, percorrendo trilhas por plantações de pinus, macieras, milharais e estradas vicinais. Atravessou o Rio dos Patos (o famoso rio da primeira edição do Transcatarina, em 2009). Uma antiga igreja ucraniana, erguida em 1914 na localidade de Moema também chamou a atenção dos off-roaders.
 
O último dia – apontando como o mais difícil desta edição – começou travado, com diversas pegadinhas na Expoama e no Autódromo do Moto Clube de São Bento (em São Bento do Sul). Nestes dois locais a “pegada” do rally foi forte e poucos foram capazes de evitar prejuízos no tempo de prova. O certame ainda passou por Guaramirim e Corupá, com bananal, palmeiras. 
 
A chegada do Transcatarina 2018 foi realizada no principal ponto turístico de Blumenau: a Vila Germânica. A festa de encerramento contou com um jantar especial e homenagens. Logo após a premiação dos campeões das categorias de competição, a festa foi aberta ao público e a noite se estendeu com a apresentação da Banda do Barril – uma das mais tradicionais da Ocktoberfest.
 
“Foi simplesmente incrível. Dias de frio, lama, garra, determinação e lágrimas de alegria e superação. Tanto para mim, como navegadora, como para meu marido e piloto Kleber. Foram quatro dias de muitos balaios [locais onde ocorrem voltas em um mesmo roteiro, porém, mudando a direção], mudanças de média de velocidade, curvas no barro e muita superação, para conseguirmos ficar entre as 5 melhores duplas do Brasil”, explicou Fernanda.
 
O casal se prepara agora para o Rally dos Sertões, que acontece em agosto. A dupla deve percorrer de 400 km a 600 km por dia, em um total de 3.667 km em 7 dias. Com largada em Goiânia, a prova percorre cinco estados: Goiás, Bahia, Piau e Ceará.
 
Kleber e Fernanda formam a equipe desde novembro de 2016. O piloto trabalhou 20 anos no serviço de resgate, acumulando experiência como condutor de veículos de emergência. Em 2015, participou da fundação do grupo de trilhas off road “Ducks Off”, onde conduziu veículos 4×4. A navegadora é médica anestesiologista e também trabalhou no resgate de vítimas, onde adquiriu experiência com indicação de trajetos, a função que opera na dupla.
 

Posso ajudar?