Depois de mais de uma semana com o sul-africano Giniel de Villiers na sua cola, o príncipe catariano Nassser Al-Attiyah finalmente conseguiu abrir uma folga na liderança entre os carros no Rally Dakar. Nesta terça-feira, na nona etapa do mais importante rali do mundo, entre Iquique e Calama, no Chile, o asiático foi o segundo mais rápido e viu o africano ter um desempenho abaixo da média.
De Villiers (Toyota) segue sem ter tido um resultado pior do que um sexto lugar, foi quarto na etapa desta terça-feira, mas chegou quase 15 minutos atrás de Al-Attiyah (Mini). Por isso, a diferença entre os dois, que era de 8min27s na segunda-feira, subiu para 23min58s.
O estreante saudita Yazeed Alrajhi (Toyota) é a única ameaça aos dois primeiros. Terceiro colocado desde a quarta etapa, ele foi quinto nesta terça-feira e viu chegar a quase 40 minutos sua distância para o catariano.
Entre as motos, Marc Coma (KTM), tetracampeão do Rally Dakar, manteve a liderança assumida na segunda-feira. O espanhol, porém, perdeu boa parte da vantagem que tinha na ponta ao completar em terceiro a etapa do dia, a sete minutos do português Paulo Gonçalves.
O lusitano da Honda assumiu a segunda colocação, a 5min28s de Coma. O chileno Pablo Quintanilla (KTM) caiu para o terceiro lugar, a 26 minutos do espanhol. Toby Price (Austrália), Stefan Svitko (Eslováquia) não foram bem no dia, mas seguem na briga pelo pódio, a menos de uma hora do líder. O brasileiro Jean Azevedo aparece em 25.º na classificação, a quase seis horas de Coma.
Líder por uma semana, o espanhol Joan Barreda Bort foi o penúltimo a completar a etapa de segunda-feira, no 80.º lugar, quase 4 horas e meia depois dos primeiros colocados. Assim, despencou na classificação geral e agora aparece no 17.º lugar.