Cidades

Dezenas de afegãos refugiados esperam por acolhimento no aeroporto de Guarulhos

Foto: Reprodução/TV Globo

Em agosto do ano passado, com a saída das tropas norte-americanas do Afeganistão, depois de 20 anos, o Talibã assumiu o controle de Cabul, a capital do país. Há cerca de um ano o Brasil está concedendo vistos temporários e autorizou a residência no país para acolher pessoas vindas do Afeganistão. Muitos Afegãos chegam aqui pelo aeroporto de Guarulhos e aguardam ser encaminhados para os centros de acolhida.

A Acnur, a agência da ONU para refugiados informou que junto a Organizações Parceiras atendeu quase 600 pessoas afegãs no Brasil desde setembro do ano passado.

O Ministério da Cidadania disse que Guarulhos vai ser contemplada em uma nova portaria de repasses de recursos emergenciais por causa do recebimento de imigrantes e refugiados. Informou ainda que tem participado da criação de um plano de acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade. A prefeitura de Guarulhos informou que o volume de pessoas que chega é maior do que a capacidade de atendimento. Porém, apenas neste ano, agora 447 pessoas foram atendidas no posto que fica no aeroporto.

 

* Com informações da Agência Brasil

Posso ajudar?