Cidades

Centenas de medicamentos são abandonados próximos ao Fioravante

Informada pela Reportagem, PM foi ao local apreender os remédios

Centenas de medicamentos em suas respectivas embalagens foram jogados em uma área próxima a alça de acesso da rodovia Presidente Dutra, altura do ginásio Iervolino Fioravante, Santa Francisca. O HOJE foi ao local no final da tarde desta segunda-feira, após denúncia anônima. A reportagem constatou que existiam mais de 300 caixas de remédios com data de validade ainda por vencer.

Os medicamentos são de laboratórios distintos, entre Mantecorp, Medley, Myralis Pharma e Biosintética, da empresa Aché. Embora sejam amostras grátis, só podem ser comercializados com prescrição médica. Algumas caixas já estavam vazias, o que confirma a violação dos remédios por pessoas que passaram pelo local.

O abandono dos medicamentos representa um problema de questão pública, já que a auto-medicação é prejudicial à saúde. Havia medicamentos para melhorar e controlar a falta de ar, xarope de uso adulto e pediátrico indicado para o tratamento sintomático de doenças broncopulmonares.

Drogas indicadas para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade. Também foram observados medicamentos que tratam de problemas circulatórios, refluxo gastroesofágico, distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, vômitos, azia e queimação epigástrica. Após ser comunicada pela reportagem, a Polícia Militar apreendeu os medicamentos e informou que encaminharia os mesmos ao 1 DP, onde seria lavrado a ocorrência.