Cidades

Cetesb não foi acionada para avaliar danos ambientais em Cumbica após incêndio

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou ao GuarulhosWeb nesta terça-feira, 17/7, que não foi acionada para avaliar eventuais danos ambientais no ar e na água em Cumbica, após o incêndio de grades proporções que atingiu por aproximadamente 24 horas uma fábrica de reciclagem de pneus, na última sexta-feira, 13/7. A fumaça tóxica pode causar danos ao meio ambiente. Até a amanhã de segunda-feira, 16/7, a Prefeitura de Guarulhos ainda aguardava a liberação por parte da Polícia Civil para avaliar o local.
 
Em entrevista à Rede Globo logo após a contenção das chamas, o tenente André Elias dos Santos, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a queima de pneus pode ser prejudicial à saúde. “O polímero que faz a borracha libere gases bastante tóxicos. Existe o comprometimento de vias aéreas, caso inalado. É complicado para o Corpo de Bombeiros lidar com a situação”, afirmou, no dia seguinte ao incêndio.
 
A análise do impacto ambiental desses tipos de desastres e possíveis sanções penais e legais são feitas pela Cetesb, quando se trata de empresas. Os Bombeiros esclareceram que o Centro de Operações é responsável por acionar o órgão estadual quando as equipes detectam no cenário materiais e produtos perigosos diante dos quais o Corpo de Bombeiros não possui capacidade de solução e atuação na emergência.
 
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, a Cetesb pode ser acionada pelo Corpo de Bombeiros ou pela Defesa Civil Municipal. “No caso em questão, a Defesa Civil esclarece que a Cetesb já se encontrava no local”, disse a Prefeitura.
 
Segundo moradores, o forte cheiro de borracha provocou o ressecamento dos olhos e garganta.
 
Entenda o caso
O incêndio que atingiu a empresa UTEP do Brasil Ltda, na sexta-feira, durou aproximadamente 24 horas. O Corpo de Bombeiros enviou 25 viaturas e aproximadamente 70 soldados para o combate ao fogo.
 
A recicladora fica na rua Panambi, Cidade Satélite Industrial de Cumbica, e funciona em terreno de 11.200 m², porém a área construída é de aproximadamente 2.000 m². As chamas teriam atingido apenas o pátio. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que a situação da empresa consta como regular, com AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) vigente.
 

Posso ajudar?