Cidades

CHAMANDO A ATENÇÃO

Coluna do jornalista Sérgio Lessa sobre os bastidores da política de Guarulhos

O vereador Romildo Santos (PSDB) regimentalmente obstruiu tanto a última sessão do Legislativo, que seu colega Eduardo Barreto (PCdoB) em certo momento chegou a lhe dar um copo d’água, já que o parlamentar pedia a palavra a todo instante. Até o petista Marcelo Seminaldo, quando posteriormente foi utilizar a tribuna, tirou um sarro do tucano dizendo que o microfone estava molhado. Alguns se lembraram do técnico corintiano, Tite: “fala muito”!

Estão de mal

Parece que o esvaziamento da última sessão tem a ver com o G12, grupo formado por uma dúzia de parlamentares que estão insatisfeitos com as atitudes do prefeito, que há tempos não faz um carinho na base aliada. Um dos integrantes do bloco chegou a dizer que a própria oposição tem sentado com o comandante do Executivo e conquistado tudo o que necessita. O descaso dos secretários municipais com os aliados seria outro fator negativo.

Matemática pura

Se realmente o G12 bater o pé e resolver atrapalhar a vida do Executivo, o governo municipal não terá outra saída a não ser abrir as pernas. Somando-se os 12 aliados descontentes com os 5 vereadores da oposição, chegamos a 17, ou seja, metade dos parlamentares da Casa. Isso sem falar que alguns petistas podem derrapar no caminho e irem para o lado dos rebeldes. Projetos para aprovação com maioria absoluta precisam de no mínimo 23 votos.

Mostrando serviço

O suplente em exercício do PTdoB, Zé Carlos Mordidinha, que está atuando como vereador no lugar de Lamé, pediu ao presidente da Câmara, Eduardo Soltur, que lhe ajude a cobrar do IPREF – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos, a publicação no Diário Oficial do Município das aposentadorias de vários funcionários da Casa, que já estariam prontas, porém engavetadas. Como ele mesmo diz: o nome é engraçado, mas o trabalho é sério.

Largado

O vereador Geraldo Celestino (PSDB) denunciou na tribuna da Câmara que o CEU Pimentas está abandonado nos finais de semana, fato que tem levado ao local diversos vândalos. Segundo ele, além da bagunça e depredações, armários e cadeiras foram jogados na piscina. Apesar de tudo, até o momento a Secretaria de Educação nada fez para combater o problema. Celestino criticou também a GCM que não está cuidando dos próprios municipais.

Posso ajudar?