A concessão da gestão do terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos para as empresas áereas, como prevê o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, pode trazer sérios problemas no atendimento à população. Essa é a opinião do coordenador municipal de Assuntos Aeroportuários e ex-superintendente da Infraero, Miguel Choueiri.
Segundo Choueiri, o aeroporto da Cidade do México possui diversos problemas de gestão, após uma empresa aérea assumir a administração de um dos terminais. Ele teme que deixar uma empresa a frente de um terminal em Guarulhos facilitará para que os problemas enfrentados pelos passageiros possam crescer.
"As empresas aéreas vão se preocupar em maximizar o lucro delas e privilegiar os próprios interesses", avalia o coordenador. Ele acredita que a maior parte das falhas enfrentadas em épocas de picos de viagens, como no final do ano, está relacionado as empresas aéreas, tanto pelas filas, como no atraso dos voos.
A privatização dos aeroportos foi a saída encontrada pelo Governo Federal para agilizar as obras nos aeroportos até a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Além de Guarulhos, serão repassados à iniciativa privada os aeroportos dde Brasília e Viracopos, em Campinas. As empresas podem ficar com, no mínimo, 51% do capital dos aeroportos, enquanto o restante deve permanecer com a Infraero.
Durante encontro anteontem na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Vale afirmou que o Aeroporto de Guarulhos receberá dois novos terminais remotos para abrigar 8 milhões de passageiros, que serão entregues em janeiro e julho do próximo ano.