Na estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13 Jade da CPTM, parte do telhado foi derrubado pelas rajadas de vento, que chegaram a 76 km/h nesta segunda-feira (8). Até a manhã desta terça-feira (9), uma das plataformas estava totalmente interditada.
Por conta da força do vento, algumas chapas de aço da cobertura caíram no meio da calçada e na avenida que passa embaixo da estação. Apesar dos danos, ninguém se feriu.
Como uma das plataformas teve que ser totalmente interditada, os trens da linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto tiveram que utilizar a mesma plataforma para o embarque e desembarque de passageiros.
Em nota ao G1, a CPTM disse que ninguém se feriu, e que os trens da linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto estão utilizando a mesma plataforma para embarque e desembarque de passageiros.
A Companhia disse que está atuando para normalizar a operação na estação o mais rápido possível.
Em nota ao GWeb, a EDP disse que segue, nesta terça-feira (9), com equipes reforçadas e dedicadas no atendimento a ocorrências provocadas pela chuva na rede elétrica de Guarulhos.
Até o momento, 98% dos clientes afetados tiveram o fornecimento de energia normalizado. Foram registradas no município 179 ocorrências relacionadas ao temporal, o que representa um aumento na criticidade de operação do sistema e no volume de atendimento comparado a um dia normal de atuação.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre a rede elétrica, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Entre os bairros mais afetados em Guarulhos nesse momento estão Jardim Álamo, Portal dos Gramados e Gopouva.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, o Centro de Operações Integrado (COI) da EDP consegue executar, de forma remota, manobras na rede para reduzir o impacto aos clientes.
Além disso, a EDP atua com a priorização no atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A concessionária reforça o alerta à população quanto à segurança, para que jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
• Site: www.edp.com.br
• Aplicativo EDP Online
• WhatsApp (11) 93465-2888
• Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123