Cidades

CICLOVIA DA MENTIRA – Administrações municipais levam o assunto a sério

Sorocaba, localizada a pouco mais de 100 km de Guarulhos, é considerada modelo de cidade que pensa na bicicleta como meio de transporte. Atualmente são 106 km de ciclovias, que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, sendo 103 km são para

O Plano Cicloviário de Sorocaba começou a ser implantado em 2006 e o investimento da cidade em ciclovias vai além da segurança do usuário. É um investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. A ciclovia também é um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.

A cidade também possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no terminal de ônibus Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um. São equipamentos projetados para locais estratégicos para facilitar a integração entre as ciclovias e os demais sistemas de transporte.

 O Programa Integrabike de empréstimo gratuito de bicicletas disponibiliza os veículos para pessoas com mais de 18 anos e que tenham pelo menos um dos cartões do transporte coletivo, possibilitando assim a integração de modais. O sistema conta com 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.

 

Leia Mais:

Em Guarulhos, a mentira vem de bicicleta

 
 
 
 
 
 

Comentar

Clique aqui para comentar